No segundo dia da Professional Developers Conference, a reunião anual de programadores de tecnologia Microsoft, a empresa apresentou novas oportunidades e recursos para programadores que possibilitam a criação de aplicações, beneficiando das potencialidades do Windows e do alcance da Web. A Microsoft convidou igualmente os programadores a testar novas versões beta do Silverlight 4, Office 2010 e SharePoint® 2010.
Desenvolvimento das melhores experiências de produtividade
Kurt DelBene, Vice-Presidente Sénior do Office Business Productivity Group, encerrou a sessão anunciando o lançamento de versões beta públicas do Microsoft Office 2010, Microsoft SharePoint Server 2010, Microsoft Visio 2010, Microsoft Project 2010, Microsoft Office Mobile 2010 e do Office Web Apps para clientes empresariais.
As versões 2010 foram concebidas para proporcionar aos utilizadores a melhor experiência de produtividade em PCs, telefones e browsers. As versões beta podem ser transferidas a partir de: www.microsoft.com/2010.
Algumas das novas funcionalidades incluídas nas versões beta:
- Outlook Social Connector: Uma nova capacidade que introduz no Outlook um histórico de comunicações e feeds das redes sociais e empresariais. O SDK Outlook Social Connector encontra-se já disponível, permitindo aos programadores criar conectores para redes sociais de terceiros. O Outlook Social Connector permitirá activar redes empresariais e sociais através da integração com o SharePoint 2010 na versão beta e o com o Windows Live na versão de lançamento. O Web site de redes de negócios LinkedIn é o primeiro a prometer o fornecimento de um conector no início do próximo ano.
- Office Mobile 2010 versão beta pública: Torna realidade a utilização do Office em PCs, telefones e browsers e a versão beta pública está hoje disponível no mercado do Windows Mobile para telefones com Windows Mobile 6.5.
- Avanços ao nível da tecnologia e concepção: Inclui uma maior integração com o Office 2010 e aplicações Web Office, navegação melhorada, actualizações de visual e de ícones, um novo logótipo do Office e maior desempenho e estabilidade.
“Assinala-se hoje a primeira vez em que milhões de pessoas podem transferir e utilizar todas as inovações e novas capacidades fornecidas como parte das versões Office 2010 e SharePoint 2010”, sublinhou DelBene. “Esta efeméride tem uma repercussão excelente para os nossos clientes, mas estou igualmente convencido que nunca, até agora, houve uma época tão favorável aos programadores para a criação de aplicações baseadas na plataforma Microsoft.
Com uma abundância de funcionalidades e uma plataforma empresarial única e unificada, os programadores podem criar soluções ricas que tiram partido de ferramentas familiares e potenciam as principais funcionalidades do Office e do SharePoint, quer nas suas instalações quer na Internet.”
Assim, como estava planeado, a Microsoft disponibilizou hoje a versão beta pública do Office 2010. Poderá descarregar o Microsoft Office Professional Plus 2010 Beta nas plataformas 32 e 64 bits. Esta versão do Office inclui as novas versões do Word, Excel, OneNote, InfoPath, PowerPoint, Access, SharePoint Workspace, Outlook, Publisher e Communicator. A Microsoft disponibilizou também o Microsoft Office Project 2010 Beta.
Steven Sinofsky, Presidente da Windows e Windows Live Division, levantou a ponta do véu sobre algum do trabalho que está a ser desenvolvido no âmbito do Internet Explorer 9, evidenciando os avanços em termos de desempenho e padrões de interoperabilidade, entre outros, nomeadamente a utilização do DirectX® para transportar todas as potencialidades do PC para a experiência Web.
O que há de novo?
1. Guarde os documentos do Office na Cloud
Com o Microsoft Office 2010, o utilizador pode fazer upload dos seus documentos directamente para a sua conta Windows Live SkyDrive e ter acesso a esses documentos a partir de qualquer computador usufruindo também do serviço Microsoft Office Live WorkSpace sem que necessite de ter o Office instalado mesmo usando um Mac.
2. Insira vídeos Web Videos nas suas apresentações
Com o Office 2010, pode facilmente inserir clips de vídeos da Internet directamente numa apresentação do PowerPoint tal como insere um vídeo Flash numa normalíssima página Web. Basta copiar o código embed do YouTube ou de qualquer outro serviço do género e colar num qualquer slide.
3. Passos rápidos no Outlook
O Gmail tem incluídas funções muito úteis como a função “Enviar e Arquivar” que permite múltiplas tarefas. Ao clicar neste botão, o Gmail primeiro envia a mensagem e de seguida arquiva-a tudo com um único clique no botão.
Com os novos processos rápidos no Outlook, o utilizador pode criar sequências de comandos (Enviar & Arquivar por exemplo) a aplicar a qualquer a qualquer item do Outlook. Para exemplificar poderíamos usar uma combinação de tarefas do tipo “Responder e Apagar”. Esta tarefa enviava o mail e apagava-o de seguida, não deixando o mesmo na caixa de correio recebido.
4. Editor PDF embutido
Todos os programas do Office 2010 trazem embutido um editor PDF que o ajudará a guardar os documentos no formato PDF apenas com um click. Antes teríamos de descarregar um add-on em separado para suportar esta função, agora o suporte é nativo.
5. Impressão de documentos simplificada
Com o Office 2010, a Microsoft redesenhou a caixa de impressão, isso traduziu-se num importantíssimo melhoramento. Por exemplo, pode agora optimizar pormenores de impressão (como afinar as margens da página) e pré-visualizar automaticamente a página já com as margens alteradas.
6. Difundir Slideshows sem o PowerPoint
Esta será provavelmente uma das mais interessantes novidades apresentadas no PowerPoint 2010. Podemos difundir em tempo real apresentações na Internet sem o PowerPoint e qualquer pessoa no mundo consegue ver a apresentação apenas usando o browser… e funciona!
7. Edição de Video encontra o Powerpoint
Muitas vezes queremos editar partes de um clip de vídeo antes de o usar numa apresentação, ou queremos mesmo melhorar a apresentação aplicando técnicas avançadas como efeitos 3D e isso era uma trabalheira certo?
Bom, agora com o PowerPoint 2010 essa tarefa está mais fácil pois poderá contar agora com um poderoso editor de funções vídeo dentro do PowerPoint 2010.
8. Distribua os seus slides como vídeo
PowerPoint 2010 consegue converter as suas apresentações em vídeo que poderá facilmente colocar no YouTube ou colocar nos dispositivos multimédia, como o iPod ou outro player. Esta função foi muito bem concebida pois enquanto o vídeo está a renderizar em background o utilizador pode continuar a usar o PowerPoint sem interrupções.
9. Captura de Ecrã embutido
Todos os programas do Office 2010 incluem agora um utilitário que permite rapidamente capturar qualquer área do ambiente de trabalho. A ferramenta tirará automaticamente um screenshot de todos os programas abertos no desktop (os que não estejam minimizados) e pode mesmo inserir a captura directamente numa apresentação ou num documento.
10. Outlook “Socializado”
Quando o utilizador abre uma mensagem de email dentro do Outlook 2010, aparecerá informação relativa a anexos existentes, a imagens, a marcações de reuniões e a mails anteriores que trocou com o autor do mail, uma função do tipo Xobni que falámos aqui lembra-se?
Existe um botão verde de adição que lhe permite “adicionar aquela pessoa à sua rede social online a partir do Outlook”. Este serviço ainda não está contudo activo no momento. Até lá pode utilizar este add-ons que lhe permite essa função.
Requisitos de Sistema
- Processador com 500 MHz ou superior
- 256 MB de RAM ou mais
- 3 GB de espaço livre em disco
- Ecrã com resolução de 1024 x 768 ou mais
- Drive de DVD-R/W
Sistemas Operativos suportados:
- Windows XP com SP3 [32 bits]
- Windows Vista com SP1 ou superior [32 e 64 bits]
- Windows Server 2003 R2 [32 e 64 bits]
- Windows Server 2008 com SP2 [32 e 64 bits]
- Windows 7 [32 e 64 bits]