Os dispositivos USB são cada vez mais usados no processo de instalação/teste de sistemas operativos. No entanto, algumas motherboards mais antigas não permitem o boot via dispositivos USB, obrigando o utilizador a gravar um CD/DVD com o sistema operativo em questão.
Com ultrapassar esta questão?
O PLoP Boot Manager, é uma distribuição Linux que permite o boot via dispositivos USB, em máquinas que não possuam essa opção no boot. Basicamente o PLoP Boot Manager tem de ser colocado num CD, que após o boot, disponibilizará um menu que permite fazer boot através dos mais diversos dispositivos USB, CD/DVD e drive de disquetes.
Como criar um CD com PLoP Boot Manager?
Passo 1 – Download da imagem ploplinux-v4.0.6.iso
Passo 2– Gravar a imagem num CD usando por exemplo o CDBurnerXP
Depois de criado o CD (que servirá para todas as instalações), o utilizador deverá ir a bios e mandar arrancar via CD/DVD.
O sistema apresentará um pequeno menu, onde o utilizador poderá escolher por que dispositivo pretende arrancar (Floppy, CDROM, USB, e no caso de ter partições em disco essas também serão apresentadas)
Segue uma imagem mais personalizada, daquilo que podemos encontrar no menu.
Esta pequena distribuição Linux é sem dúvida uma excelente ferramenta e que fazia falta. Lembro-me em tempos de andar a procura de uma aplicação que permitisse algo do género, mas sem sucesso. Para os utilizadores cuja motherboard não suporta boot via USB, nada melhor que gravar um CD para ter sempre à mão.