Disponível para Windows, Linux e MacOS.
Para quem se dedica à concepção de base de dados, é importante que possua uma ferramenta para modelagem de base de dados. Para quem teve disciplinas de base de dados como eu, também se lembrará certamente da 1º, 2º e 3 forma normal, chave primária, chaves estrangeira, etc. Se não se lembram e pretendem desenhar uma base de dados, então apresentamos o MySQL Workbench. A ferramenta possibilita trabalhar directamente com objectos schema, criar facilmente tabelas e todo o tipo de relações entre elas (1:1, 1:N, N:M), definir chaves primárias, estrangeiras, etc.
Noutro dia tive a necessidade de desenhar uma base de dados. Comecei por fazer no papel, mas de imediato procurei uma aplicação que me permitisse a modelagem da base de dados e também que me criasse de imediato o script para MySQL. Após algumas pesquisas, fui de encontro ao famosos DBDesigner4. No entanto, descobri também que existia uma outra, de nome MySQL Workbench e que era considerada por muitos como uma evolução do DBDesigner4.
Pois bem, o MySQL Workbench é uma ferramenta com interface gráfico que permite modelar base de dados.
Principais funcionalidades
- Criação de diagramas EER
- SQL Scripts
- Catálogo da Base de dados
- Visualização total do Dashboard
- Informações sobre o objecto seleccionado
- Gestão de ligações a servidores MySQL
- Forward Engineering e Engenharia Reversa
Exemplo de criação de tabelas com os respectivos campos
Considerações finais
O MySQL Workbench foi criado pela MySQL AB e é sem dúvida uma ferramenta muito completa e útil para quem trabalha com base de dados. Descobri esta ferramenta porque pretendia “desenhar” uma base de dados e queria de imediato obter o script para importar dentro do MySQL. O MySQL Workbench faz isso de forma automática. Experimentem !