Alias, este problema não se limita à nossa rede, mas sim desde o ponto de origem da conversação até ao seu destino.
É tão simples que até chateia. Mas o objectivo hoje não é mostrar-vos como ouvir a conversa que anda pela rede, mas sim ajudar-vos a protegerem-se.
E para isso nada melhor que usar algo que a Microsoft não se lembrou quando desenvolveu o protocolo de comunicação que o MSN usa e que é a encriptação dos dados.
Não esperem que eu vos ensine a usar funcionalidade escondida ou uma opção secreta no MSN ou no Windows. Trago-vos o SimpLite que faz isso tudo. E de um modo muito transparente para nós, os utilizadores.
Naturalmente que esta ferramenta necessita de estar instalada em ambas as pontas da conversação. Ou seja, instalem e tratem de passar a palavra aos vossos amigos.
Para a cifra das comunicações o Simplite usa uma chave RSA de 2048 bits e os algoritmos AES ou Twofish.
Por forma a sabermos se estamos a usar uma comunicação cifrada, a cor do texto que nos é apresentada no MSN é alterada, de acordo com o que definimos nas configurações.
Esta aplicação requer a geração da nossa Chave RSA, o que é feita após a instalação e passa a ser essa a nossa chave de acesso, e que deve ser introduzida no inicio do programa.
É possível ter várias chaves para vários perfis do MSN.
Existem versões desta ferramenta para os seguintes IM’s:
- MSN
- Yahoo
- ICQ/AIM
- Jabber/Google
É uma óptima ferramenta para nos mantermos afastados de olhares alheio e de os que nos podem estar a escutar.