Pplware

MongoDB – A base de dados que não é relacional

Aqui não há registos, mas sim documentos!

Os Sistemas de Gestão de Base de Dados (SGBD) mais populares são sem dúvida o MySQL, SQLServer e Oracle. Todos estes SGBD permitem a criação de bases de dados relacionais mas nem sempre as aplicações têm essa necessidade, especialmente quando falamos em grandes quantidades de dados (big data).

Hoje apresentamos o MongoDB que é um SGBD do tipo NoSQL (Not only Structure Query Language).

O MongoBD é um projecto Open Source, do tipo NOSQL e de alta performance, sem esquemas, concebido especialmente para o armazenamento de grandes quantidades de dados. Este projecto foi desenvolvido em C++ e trabalha com documentos com sintaxe JSON (algo equivalente aos registos nas BD SQL).

Por exemplo, vamos criar um documento com 2 atributos (nome e area).

Pplware = {
nome:"Pplware no Comments",
area: "tecnologia"
}

Para executar o documento Pplware na base de dados Pplwaredb bastava correr o seguinte comando:

db.pplwaredb.save(Pplware)

Segundo a xpand-it, esta solução foi projectada para ajudar as organizações a alcançarem maiores níveis de agilidade e escalabilidade. Nesse sentido, pode esperar por benefícios como: compatibilidade com novas aplicações, melhor experiência do cliente, time-to-market e redução de custos bastante significativa.

Principais características

O projecto Mongo DB tem uma comunidade global em expansão, contando com mais de 4 milhões de downloads, 50.000 registos para formação em regime de e-learning, 15000 Membros nos User Groups. A empresa conta com mais de 600 clientes empresariais, incluindo algumas das maiores organizações do mundo, entre as quais: Cisco, eBay, Ericsson, Forbes, SAP ou Telefónica.

Num próximo tutorial vamos aprender a instalar o MongoDB no Linux.

Exit mobile version