Pplware

Ministério da Defesa Italiano adopta o LibreOffice em 150 mil PCs

Mais um organismo a trocar o Microsoft Office pelo LibreOffice 

Ao longo dos últimos anos são várias as empresas/organizações que têm abandonado os produtos da Microsoft e adoptado soluções de código aberto.

Depois de Munique, de Turim e do Ministério do Interior francês, agora foi a vez do Ministério da Defesa italiano decidir avançar para software open source.

Em momentos de crise financeira há que avaliar as despesas e encontrar alternativas mais baratas. Apesar do software ter um custo (em muitas situações até elevado), a verdade é que só se repara nesta despesa na hora de pagar a factura.

Na área do software há sempre o software gratuito que pode ajudar a poupar uns bons milhares de euros. Foi a pensar na poupança que o Ministério da Defesa italiano deu a conhecer que vai trocar o Microsoft Office pelo LibreOffice em mais de 150 mil máquinas passando o formato ODF a ser o oficial para documentos da entidade.

A migração começará já em Outubro de 2015 e, segundo as previsões, terminar no final de 2016.

A Europa é um bom exemplo na adopção de open source

Tal como referido, este tipo de migração não é algo único na Europa. Recentemente o Ministério do Interior francês mudou mais de 240  mil máquinas para LibreOffice.  Em França vário ministérios usam o LibreOffice, incluindo o Ministério das Finanças, o ministério dos Negócios Estrangeiros, Ministério da Agricultura, etc.

Em Junho de 2014 o Governo da Extremadura (Espanha) confirmou que mais de 10.000 PCs já tinham aplicações de produtividade de código aberto e que havia planos para fazer o mesmo em outros 22.000 PCs. A cidade de Munique (Alemanha) tem o LibreOffice instalado em mais de 17 mil estações de trabalho apesar de haver alguns rumores/boatos que irão voltar brevemente ao Office da Microsoft.

Via Italian military to switch to LibreOffice and ODF

Exit mobile version