Pplware

Minerar Bitcoin num Apple II? Já é possível e há quem o faça!

A Internet é palco dos feitos mais insólitos e surreais que podemos imaginar. Neste caso, um programador desenvolveu um software para minerar Bitcoin num Apple II… e é possível executá-lo!

Como seria de esperar, o poder de hash do Apple II é muito baixo, pelo que o tempo estimado para a mineração da divisa digital é incrivelmente elevado!


O Apple II foi dos computadores mais importantes do século XX, sendo o produto comercialmente mais bem sucedido da Apple durante vários anos. Atualmente está obsoleto e os exemplares que sobreviveram ao tempo não costumam ser usados pelos seus proprietários.

Contudo, um programador, com o pseudónimo option8, é proprietário de um Apple II e submeteu no GitHub um software que desenvolveu para minerar Bitcoin usando o icónico computador da Apple! Denomina-se 8BITCOIN e pode observá-lo em ação no Apple II do próprio programador, que está a ser transmitido para o Twitch.

Assiste a vídeos em direto de 8BTC em www.twitch.tv

O computador, com um processador de 1 MHz a 8 bits, tem uma capacidade de 3,8 hash por segundo. Deste modo, a probabilidade de minerar Bitcoin é extremamente baixa. Tendo em conta a dificuldade atual no processo de mineração, o Apple II demoraria cerca de 256 triliões de anos a consegui-lo!

Numa publicação, o autor deu a conhecer mais sobre o projeto e sobre os obsc que enfrentou. Destaca sobretudo a dificuldade em converter o algoritmo SHA256 para poder ser executado no processador de 8 bits.

Exit mobile version