Ainda esta semana vos trouxemos a aplicação Solar Walk, para iPad, e que vos permitia explorar o Universo. Depressa surgiram pedidos para que vos disponibilizássemos uma versão mais universal e adaptada a qualquer ambiente.
A resposta passa por trazemos de volta uma aplicação já apresentada e que hoje resolvemos relembrar e apresentar a sua mais recente actualização.
A procura curiosa pelas profundezas do espaço, sempre foi a maior das conquistas do Homem moderno. Cada pequeno passo na tentativa de conhecer cada canto do universo levou à compilação de muita informação explorada pelas várias agências espaciais.
Essa informação está hoje ao nosso dispor, são várias as aplicações que nos mostram partes do universo como nunca o vimos. Já falamos aqui da porta que o Google Earth abriu ao disponibilizar o seu módulo Google Sky; agora foi a vez da Microsoft actualizar a sua aplicação dedicada às fantásticas descobertas da NASA.
Com tecnologia Microsoft High Performance Visual Experience Engine a empresa de Redmond disponibiliza imagens panorâmicas do universo, onde o utilizador poderá vislumbrar os planetas, constelações e estrelas como se estivesse num gigantesco telescópio.
O WorldWide Telescope (WWT) é um software de visualização Web 2.0 que permite criar no nosso computador um ambiente virtual de um telescópio espacial situado na terra e explorando o infindável universo.
Pode escolher visitas guiadas pelos astrónomos dos mais famosos observatórios e planetários da terra; a qualquer momento pode interromper a visita para explorar por sua conta e risco, onde lhe serão dadas muitas dicas e informações que farão a delícia dos mais curiosos.
A tecnologia envolvente permite fazer zoom aos planetas em ambiente nocturno, permite visualizar todo o ambiente astral com tecnologia Raio-X, pode atravessar o céu nublado e assistir às fantásticas explosões das Supernovas acontecidas há muitos anos atrás.
Esta aplicação é um portal gigantesco de informação, são terabytes de imagens compilados para fornecer o mais possível do realismo da exploração telescópica.
Os autores do site advertem para uma visita guiada, disponível no site, antes de se aventurar por esse universo fora, sugestões bem vindas para facilitar a interacção com a ferramenta.
Se não quiserem instalar o Microsoft WorldWide Telescope e ainda assim quiserem usufruir desta ferramenta, recomendamos então que usem a versão web, mas limitada, mas ainda assim com acesso a muita da informação da aplicação para Windows.
É uma versão desenvolvida em HTML5 e que por isso corre em qualquer máquina com um browser recente e com suporte para esta tecnologia. As limitações, a existirem, estão do lado do hardware da máquina de onde lhe acedem.
Requisitos técnicos: • Microsoft XP SP2 • PC com processador Intel Core 2 Duo, a 2 gigahertz (GHz) ou superior • 1GB de RAM; 2 GB RAM (recomendado) • Placa gráfica com aceleração 3D, 128 MB RAM; 256-MB VRAM (recomendado para maiores performances) • 1 GB disponível em disco, o recomendado serão 10GB para descarregar funções de utilização off-line.
São exigências simples de satisfazer e que vão dar suporte a uma ferramenta de nível elevado, longe do que concorrência consegue oferecer! Experimentem.