Microsoft Security Essentials é um antivírus da Microsoft que fornece protecção contra viroses, spyware, rootkits e trojans. Este malware pode facilmente ser arredado do Windows XP, Vista e 7 com esta suite desenhada por quem conhece as profundezas do Windows.
É uma nova etapa para a vida do sistema operativo Windows. Se esta aplicação de segurança for realmente estanque, poderemos ver o tormento do malware desaparecer do Windows, sem que isso signifique perda de usabilidade.
Como acreditamos nesta solução, temos acompanhado, desde a hora zero da vida desta suite, os seus passos. Falamos neste post sobre a sua estrutura, já foi referido aqui que o MSE tem já versão em português de Portugal e hoje vamos relembrar as suas potencialidades e performances.
Todas as suas opções são de fácil acesso. Separadores ajudam o mais inexperiente utilizador a aplicar as várias opções que a ferramenta disponibiliza. O primeiro quadro presta informação sobre a actualização da assinatura da protecção e permite um acesso rápido aos métodos de verificação. O malware poderá ser logo daqui identificado, posteriormente apagado e reportado.
O segundo separador dá todo o destaque à actualização da base de dados de malware existente nesta ferramenta. E vai também prestando algum informação adicional ao utilizador. Foi relativamente demorada a actualização na hora que a aplicação foi lançada, mas à hora do nosso teste foi muito simples e rápida a verificação de assinatura em dia.
O terceiro separador mostra-nos um histórico do que já foi encontrado: todos os itens detectados, todos os itens em quarentena e todos os itens permitidos pelo utilizador (item ainda rudimentar).
Nas configurações o utilizador poderá antes de mais, programar as verificações automáticas, acções padrão onde poderão ser definidos os níveis de alerta e outras áreas de acções personalizadas. Há alguma margem de manobra, pouca, é uma verdade, mas há. Esta ferramenta estará também sob a alçada do Centro de Acções e este estará de olho na periódica utilização da ferramenta de verificação.
Esta suite tem apurado os seus resultados interventivos. Está mais rápida na verificação e está mais minuciosa para com a saúde do sistema.
Não necessita mais de utilizar soluções gratuitas mas de baixa qualidade. Muito menos necessita de infrigir a lei e usar material pirateado. Esteja protegido e legal com o Microsoft Security Essentials.
A Microsoft tem apostado severamente nesta aplicação. Em termos de mercado esta será certamente uma forte concorrente a suites que hoje estão no topo da preferência, mas levando vantagem pois é gratuita mesmo para uso comercial.