A preocupação pela segurança deve ser uma constante. Os nossos dados e as nossas máquinas podem ser usados para os fins mais impensáveis, caso os atacantes assim o entendam. Torna-se por isso necessário termos instalado na nossa máquina um bom antivírus, que nos garante a protecção necessária.
Infelizmente deparamo-nos muitas vezes com sistemas operativos cujos donos foram descuidados e que estão infectados com todo o tipo de vírus e malware. Nestas situações o ideal é recorrer a aplicações que correm o nosso disco à procura de problemas e os corrigem de imediato. Existem dezenas de aplicações desse tipo, mas agora a Microsoft resolveu entrar também nesse mercado, com o Microsoft Safety Scanner.
O Microsoft Safety Scanner não é um antivírus. É sim uma ferramenta que vai auditar o vosso disco e que pode detectar um vasto conjunto de vírus e outros problemas. Não deve ser usado como protecção em tempo real, mas sim uma ferramenta que vos vai permitir resolver problemas depois de estes acontecerem.
O seu modo de funcionamento é extremamente simples. Basta descarregarem a aplicação e executá-la. Vai-vos ser apresentado uma interface onde podem escolher o tipo de pesquisa que pretendem fazer:
- Quick Scan – Esta pesquisa vai apenas incidir nas zonas em que é mais normal a presença de vírus e malware. Caso seja detectada a presença de algum problema será pedida uma pesquisa mais exaustiva.
- Full Scan – Todo o sistema será pesquisado e analisado. Esta é a pesquisa mais completa e pode demorar algumas horas.
- Custumized Scan – Ao escolherem esta pesquisa vão ter de indicar quais as zonas do vosso disco que pretendem que sejam pesquisadas. Pode ser usada em complemento com o Quick Scan.
O Microsoft Safety Scanner é uma ferramenta que devem usar em situações cujo comportamento de um PC esteja estranho. Não o devem usar para substituir um antivírus, mas sim como um complemento.
Tenham em atenção que de cada vez que descarregarem o Microsoft Safety Scanner, este apenas terá uma validade de 10 dias. É a forma que a Microsoft encontrou de obrigar os utilizadores a terem as assinaturas de vírus sempre actualizadas, já que o Microsoft Safety Scanner não tem qualquer mecanismo de actualização.
A Microsoft recomenda que usem o Microsoft Safety Scanner como complemento para o seu antivírus, o Microsoft Security Essentials. Não se esqueçam de se munir de todas as ferramentas necessárias, porque depois pode ser tarde demais!