Pplware

Microsoft protege melhor o Office contra pirataria

Para travar a elevada pirataria da suite de produtividade Microsoft Office, a empresa americana promete dotá-la de um novo sistema de protecção anti-pirata, de forma a travar o uso de cópias ilegais.

Segundo a própria empresa, grande parte das cópias piratas vendidas no mercado utilizam uma chave de validação corporativa para burlar a protecção anti-cópia.

Acontece que as empresas que requeriam licenças em grande quantidade não necessitavam de passar pelo processo de activação. Ora este facto permite que essas chaves de validação corporativas sejam usadas para outros fins, sempre sem validação. Por esta razão, a Microsoft requererá a activação de todas as cópias do Office 2010, incluindo as cópias corporativas.

Esta activação é feita através de um servidor de serviço gestão de chaves (Key Management Service), que será o mesmo utilizado na activação do Windows 7. Como alternativa, o computador liga-se ao servidor da Microsoft pela Internet e activa o programa.

Além disso, as cópias piratas (e consequentemente não activadas) incomodarão ainda mais o utilizador. Já no passado, o Office vinha dotado de um mecanismo de verificação de autenticidade (Office Genuine Advantage – OGA) à semelhança do tão conhecido WGA (Windows Genuine Advantage). Desta vez, o OGA será mais intrusivo e, caso esteja na presença de uma cópia ilegal, o utilizador é presenteado com mensagens popup para que tenha atenção à utilização de uma cópia pirata.

Como acontece no WGA, o OGA pode ser desligado. No entanto, isto impedirá o utilizador de actualizar o Office ou descarregar complementos para o mesmo.

Deixo a pergunta aos nossos leitores: será desta que a Microsoft ganhará a batalha contra a pirataria? Estação Windows

Exit mobile version