O browser da Microsoft tem estado presente praticamente desde que a World Wide Web está disponível. Tem sofrido muitas e profundas alterações com o passar dos anos e tem sido, até há pouco tempo, a escolha da maioria dos Internautas para navegar na Internet.
Com o surgimento de alternativas bem mais capazes a maioria dos utilizadores acabou por migrar para esses outros browsers, por mérito destes e também pode problemas de performance e de compatibilidade com os standards que foram sendo criados.
A política de desenvolvimento da Microsoft para o IE mudou e as últimas versões estão mais capazes. A chegada do IE 10 com o Windows 8 prometia muito, mas deixou de fora os utilizadores do Windows 7. Mas essa exclusão terminou hoje, com o lançamento da versão final do IE 10 para o Windows 7.
O acesso ao IE 10 por parte dos utilizadores do Windows 7 não foi pacífico e chegou a temer-se que não fosse disponibilizada uma versão deste browser para este sistema operativo. As datas apontavam Novembro do ano de 2012, o que não se veio a verificar.
A Microsoft estabeleceu como meta para o seu desenvolvimento o apoio da comunidade de utilizadores e o feedback que estes pudessem dar para o seu desenvolvimento.
Claro que as vozes de contestação vieram a público e os desenvolvimentos continuaram. A primeira preview do IE 10 para o Windows 7 surgiu e logo aí se verificou que os desenvolvimentos que foram feitos seguiram o que estava já disponível no Windows 8 e que esse era o caminho a ser seguido.
Mas o que traz de novo o IE 10 para Windows 7?
A nova versão do IE não se limita a ser uma actualização e correcção de falhas do IE 9. O IE 10 traz novidades que eram já esperadas e que tornam este browser ainda mais capaz.
Em primeiro lugar foi implementada a funcionalidade de Do Not Track. Podem indicar ao vosso browser que não pretendem que a vossa utilização e os vossos dados sejam passados para os sites que visitam.
Esta funcionalidade está activa por omissão, mas pode ser desactivada nas definições do IE, na zona Avançada das Opções de Internet,na secção de Segurança.
Outra novidade que o IE 10 traz é um melhor suporte para HTML 5 e outras novas tecnologias associadas à Internet. A tecnologia SandBox está também presente, o que vem dar um maior grau de segurança a este browser.
Integrado com esta nova versão temos agora também um corrector ortográfico que para além de apontar os erros no texto que introduzirem, tendo também a capacidade de os corrigir de forma automática.
O IE 10 vem também preparado para receber input por toque, o que pode ser usado em equipamentos preparados para este tipo de tecnologia e em sites que estejam também prontos para usar este tipo de introdução de dados ou de navegação.
O IE está agora em todos os sistemas operativos suportados pela Microsoft. Era devida já há algum tempo esta versão para os utilizadores do Windows 7 e estes estão agora prontos a usá-los.
Esta versão deverá ser actualizada de forma automática através das actualizações periódicas do Windows, durante os próximos dia, mas se quiserem antecipar essa altura e testar já o Internet Explorer 10 no vosso Windows 7 podem aceder ao site deste browser e descarregar a versão adequada ao vosso Windows.