Todos os dias temos necessidade de executar alguns serviços do Windows. Tudo passa pela “Executar” ou pela linha de comandos, simplesmente chamamos e executamos. Há outras funções que podemos inserir no menu de contexto, também, é usual fazermos isso. Uso algumas ferramentas interessantes, são pequenos programas portáteis, não preciso de os instalar e correm facilmente a partir de uns ícones estrategicamente colocados. Uma das ferramentas que ando a explorar é o (MSHO).
Este pequeno programa ajuda nalgumas das tarefas que normalmente fazia pelo executar.
Na primeira janela temos todas opções de teste e configurações referentes à rede. Podemos renova o IP do nosso PC, caso estejamos com DHCP configurado.
Podemos ainda libertar toda a cache do DNS, dar comandos de ipconfig ou fazer diagnóstico de rede (ping e traceoute).
No segundo separador podemos tratar das actualizações do nosso PC.
Neste separador tratamos de arrumar a casa, mantendo o nosso disco limpo e optimizado. Para isso temos o desfragmentador e a limpeza do disco.
No penúltimo separador temos todas as opções que não foram contempladas antes. O System File Check, a limpeza do spooler da impressora e, claro, a execução de comandos em DOS.
A terminar temo o separador dos créditos.
Chamo ainda a atenção para um conjunto de botões que nos acompanham desde o inicio e que contemplam os seguintes “comandos”:
- Dispositivos
- MSConfig
- Gestão de Componentes
- Visualizador de Eventos
- Utilizadores
- Serviços
- Informação de sistema
É claro que todos estes serviços e ferramentas estão disponíveis no sistema operativo através de opções ou comandos dispersos mas que se podem tornar de difícil acesso ou complicados de utilizar para o dito “utilizador comum”. Desta forma temo-los aqui de forma condensada e de fácil utilização.