Para muitas pessoas, o cliente de email é a ferramenta de trabalho mais usada, onde se consome mais tempo. Dessa forma, é de todo o interesse que essa ferramenta seja prática, otimizada e, acima de tudo, completa. Há um “chavão” neste segmento, o Microsoft Outlook, mas o Mailbird apresenta-se seriamente à altura.
Testámos este cliente de email e foi uma agradável surpresa.
Se por um lado há quem utilize o cliente de email a partir do browser, por outro lado, há quem não dispense o tradicional cliente de email instalado no computador. São várias as opções disponíveis no mercado, e essa concorrência leva apenas a que o utilizador saia beneficiado e possa escolher a opção mais adequada ao seu tipo de utilização.
Mailbird oferece uma interface simples e moderna
Construir boas interfaces é uma arte. Uma interface que seja simples e completa e, ao mesmo tempo, agradável e funcional é um desafio para qualquer UX designer. E é precisamente isso que o Mailbird oferece.
No Mailbird não existem menus carregados de botões, com funcionalidades que nunca vão ser necessárias. É possível assim escolher o modo como os painéis estão organizados, com a lista de emails numa coluna separada verticalmente do corpo do email, ou a lista na zona superior com um separador horizontal.
Quanto aos temas, estão disponíveis os temas claro, escuro e completamente escuro. É possível definir a cor, sólida, ou escolher um plano de fundo, com a possibilidade de adicionar uma imagem a nosso gosto.
Há ainda outras opções relacionadas com a organização de conversas, agrupamento de mensagens, tamanho de texto, entre outras, que valem a pena ser exploradas.
Conta unificada – várias contas, uma caixa de entrada
Embora se trate de uma funcionalidade, também a referir na secção seguinte, é relevante destacar a forma como é possível ver a Conta unificada e interagir com as várias contas. Dessa forma, não há a necessidade de saltar entre múltiplos emails para consultar cada uma das caixas de entrada, no caso de ter várias.
Basta então um clique sobre Conta unificada, no canto superior esquerdo, e todos os emails serão listados, de todas as contas. E como são distinguidos? Fácil, basta olhar a cor do círculo no ícone de cada email, cor essa que pode ser definida a gosto em cada conta.
Botões de acesso rápido e atalhos de teclado
Há um conjunto de ações que se podem fazer para cada email. Para facilitar o acesso a essas ações, basta passar o cursor sobre o ícone associado ao email. Surgem assim diversos botões de acesso rápido, desde a pesquisa por todos os resultados desse email, arquivar, adiar, responder, etc.
A par com isso, muitas horas a tratar de emails levam a que surja a necessidade de otimizar a interação, nomeadamente a nível de periféricos. Assim, o rato torna-se praticamente dispensável quando tudo é possível de fazer a partir do teclado. Para ajudar nessa tarefa, em todos os botões da interface é mostrada uma legenda e respetiva tecla de atalho. É intuitivo e fácil de memorizar, só precisa de prática.
Funcionalidades
O Mailbird está carregado de funcionalidades, onde muitas delas estão harmoniosamente inseridas por toda a interface, sem quase nos apercebermos que são essas mesmas funcionalidades que fazem a diference num cliente de email.
E por falar em funcionalidades, o Mailbird concluiu recentemente o lançamento de um conjunto de 12 novas funcionalidades, com um lançamento de nova funcionalidade a cada semana.
Foram elas:
- 1. Calendário nativo
- 2. Emojis do Windows 10
- 3. Pesquisa avançada
- 4. Imagens de plano de fundo
- 5. Mover emails entre contas
- 6. Anular envio
- 7. Botão para anular subscrição de newsletters
- 8. Upload de imagem de assinatura
- 9. Enviar mais tarde
- 10. Integração com o WhatsApp
- 11. Pesquisa por anexo
- 12. Email Tracking
A par com estas novas funcionalidades, existem muitas outras como Acelerador de leitura, modo Snooze, sons personalizados, gestor de contactos, filtros e regras, pré-visualização de anexos, e muito mais. Pode ver mais informação na tabela de funcionalidades.
Muito mais que um cliente de email: integração com apps
Tal como um cliente de email pode ser utilizado num browser, também o Mailbird permite integrar diversas web Apps, para que não precise sequer de deixar o cliente de email para utilizar as apps dos seus serviços preferidos.
Assim, o Mailbird suporta integração com cerca de 40 apps. Dessa forma, é possível não só abri-las integralmente na janela do Mailbird, como também, para algumas das apps, abri-las no painel lateral.
Pode então utilizar serviços como o Facebook, WhatsApp, Google Keep, entre outros, no painel lateral, redimensionável a gosto. O próprio Google Chrome é uma das aplicações suportadas para vista integral, sendo que, desse forma, todas as tarefas online podem ser feitas recorrendo unicamente ao Mailbird.
Em conclusão…
O Mailbird trata-se de um cliente de email muito simples de usar, de configuração automática para a maior parte dos fornecedores de email e com suporte para Exchange para uso empresarial. É rápido, leve, interface funcional e limpa, com funcionalidades modernas e ativo em termos de evolução e desenvolvimento.
Está disponível a partir de 2,42€/mês ou por 65€, com contas de email ilimitadas. Por enquanto, está disponível apenas para Windows.