Foi lançada no passado dia 29 de Abril o serviço de Televisão Digital Terrestre em Portugal. Mas isso, muito provavelmente, irá demorar algum tempo até chegar à grande maioria dos portugueses. Mesmo depois das palavras do presidente da Portugal Telecom, onde afirmava que até ao final do ano 80% da população irá ter este serviço em suas casas. Acreditem.. vai demorar!
Há dois pormenores que foram esquecidos: a crise e o estigma de povo desleixado qb., sendo que o prazo para a switch off está previsto para o dia 1 de Janeiro de 2011 e irá com certeza o típico “tuga” adquirir o seu equipamento no natal anterior no remate dos equipamentos. Mas a velhinha TV por cabo ainda nos serve e muito bem por sinal.
A solução que vos apresento hoje, não se destina unicamente a “Macdependentes”, mas sim a grande parte dos utilizadores do computador.
É conhecida por todos nós a diversidade de serviços on-line sobre streaming, quer especificamente em filmes, séries ou mesmo canais televisivos. Também já foram aqui apresentados serviços como o Joost.
É certo que estes serviços não apresentam uma qualidade de imagem por aí além, mas isso é sempre discutível visto o sinal ser digital, ou mesmo para o fim a que se destinam. Este serviço já vem com um pacote de canais predefinido, mas podemos criar as nossas play list e adicionar canais pelo site do Livestation.
A lista de canais distribuídos pelo programa já é razoável, mas numa rápida pesquisa pela web e facilmente se encontram canais mais específicos, mais temáticos que respondem as exigências do utilizador.
Devido ao serviço ser aberto, a garantia da qualidade de conteúdo e veracidade dos canais é de total responsabilidade de quem os coloca e de quem quer assistir aos mesmos. Se pretender partilhar com a rede um canal que ainda não existe no serviço ou até mesmo um canal feito por si, está habilitado a fazer desde que tenha uma conta criada no site, conta essa que também serve para a utilização do visualizador.
Em geral e para um serviço gratuito está relativamente aceitável.