Tenho andado recentemente à procura da melhor solução para sincronizar apenas dois PCs, para já. Não tem sido fácil arranjar uma a meu gosto.
Ao ler isto, provavelmente está já a pensar: “usa o Dropbox”.
Pois… e se quiser, por exemplo, sincronizar várias pastas ou pastas do sistema, como os smiles do msn ou regras do Adblock Plus no Firefox? Ouvir-se-ia a resposta “usa o Sugarsync”! Hmm, nesse caso o Sugarsync falha pois iria ficar sujeito a não ter sempre o ficheiro original actualizado já que guarda diferentes versões, alterando-lhe o nome, impossibilitando assim de usar sempre o mais recente.
Parti para o Live Mesh mas…
…não consegui sincronizar diferentes localizações. Ou seja, pretendo sincronizar, por exemplo a pasta C:\dados de um PC com a pasta D:\pasta\dados do outro PC.
Tentei de várias formas: adicionei uma delas ao Live Mesh e depois a outra (não encontrei forma de as sincronizar); criei uma pasta no Live Mesh Desktop e depois tentei associar cada uma das localizações a essa pasta, sem ter o mesmo nome nas pastas de ambos os PCs (também não foi possível).
Este problema poderá aparecer facilmente ao utilizador comum quando, por exemplo, tenta sincronizar os documentos entre dois PCs onde num PC existe o Windows XP e no outro existe o Vista ou 7. As localizações pré-definidas da pasta dos documentos são diferentes e dessa forma não se consegue a sincronização onde, por definição, quando não existe a mesma localização de uma pasta no outro PC, tudo é sincronizado para o Ambiente de Trabalho, ficando assim desorganizado.
Mas afinal… isto parece uma funcionalidade banal, do mais vulgar que poderia haver num serviço deste género. Porque não está acessível?
Pois é, infelizmente o acesso a essa opção não é directo, mas existe!
Passo a explicar o procedimento:
- Adicionar a pasta pretendida ao Live Mesh num dos PCs, tal como explica este tutorial aqui no Peopleware, ou então criar uma pasta no Live Mesh Desktop.
- No outro PC, para ser possível sincronizar as duas pastas, é necessário aceder à pasta “Live Mesh Folder”. Essa pasta encontra-se dentro da pasta do utilizador (no Windows 7 em Ambiente de Trabalho –> nome_utilizador –> Live Mesh Folder ou no Windows XP em O Meu Computador –> Live Mesh Folder) e está rapidamente acessível a partir do ícone do Live Mesh na tray.
- Já na Live Mesh Folder, é possível ver que pastas existem no Live Desktop que não estão sincronizadas no PC actual (apresentam cor sumida) e as que estão sincronizadas (com cor normal).
- Neste caso, a pasta “teste” foi criada no outro computador e já lá existem alguns ficheiros. Dessa forma pretendo que uma pasta neste computador seja sincronizada (unida) de modo a ter exactamente o mesmo em ambos os PCs, independentemente da localização da pasta. Para isso basta um click direito na pasta, escolher “Sync with this computer” e depois definir a localização. A pasta destino poderá ter o nome distinto nos diferentes PCs. Após definir as opções de sincronização (não esquecer escolher “Synchronize files: When files are added of modified” nos locais onde o pretendemos) basta confirmar.
- No meu caso, como a pasta em questão já continha ficheiros, sou confrontado com a confirmação desta acção uma vez que, além de estar a juntar uma local à sincronização, estou também a adicionar-lhe elementos, neste caso ficheiros. Chama-se portanto um merge e deve ser aceite.
- Feito.
Dado isto, todos os PCs são suavemente sincronizados ao arranque da aplicação e sempre que são adicionados ou modificados ficheiros em todos os PCs activos e no Live Desktop.
Para os fãs (como eu) deste serviço, ainda em fase beta, fiquem a saber o que se espera implementado brevemente:
- Capacidade de controlar onde e o que sincronizar (excluir sub-pastas e/ou ficheiros)
- Possibilidade de controlar a sincronização (iniciar, parar, forçar, agendar, impedir caso seja ligação 3G)
- Possibilidade de adicionar pastas de rede à partilha
- Delta sync – sincronizar apenas alterações (em alterações incrementais)
- Fornecer mais informação acerca de estado e progresso
- Portáteis em estado de bateria – pausar a sincronização
- Correr a sincronização em baixa prioridade
- Capacidade de adicionar pastas com sub-pastas directamente ao Live Desktop
- Associar ao Windows Skydrive
- Capacidade de guardar várias versões de ficheiros
O resto poderá ser visto aqui onde está também permitida a votação nas funcionalidades preferidas, de modo a priorizar as mais votadas para implementação.
Note-se que está disponível desde 19 de Outubro a versão do Live Mesh para Mac (OSX Leopard e Snow Leopard). É também esperada brevemente uma versão para dispositivos móveis.
Alternativas:
- Dropbox 0.7.79 – Para Windows, Linux e Mac…
- Dropbox para o iPhone 1.0.1
- Syncplicity: Uma alternativa ao Dropbox
- Live Mesh – A rede de nós segundo a Microsoft
- Windows Live Sync
- Windows Live Skydrive