O Libreoffice é um software de produtividade Open Source que advém do código fonte do OpenOffice. Embora recentemente a Oracle tenha decidido doar o OpenOffice à Apache Foundation, este fork parece continuar a ser o favorito da comunidade já que é suportado pelas principais distribuições de Linux. Esta nova versão tem a particularidade de trazer um conjunto de novas funcionalidades e correcções que a tornam este software estável para uso pessoal e empresarial.
Integração
Esta nova versão traz importantes integrações com as principais distribuições de Linux. Para os utilizadores da Ubuntu, uma das grandes novidades é a integração com o menú global do Unity
O desenho do tipo de letra em Linux nunca foi o ideal. Nos últimos anos as várias distribuições trabalharam para melhorar a definição do texto e apresentar contornos mais suaves. Contudo neste aspecto faltava integrar essas inovações num software de produtividade. Felizmente agora é possível graças ao Libreoffice tirar partido das bibliotecas de renderização gráfica Cairo para desenhar fontes da mesma forma que aparecem em todo o ambiente gráfico.
O Libreoffice trás optimizações muitas aguardadas de forma a se integrar com ambientes GTK+, Esta toolkit é a componente essencial de desenho de menus, drop downs e outros componentes gráficos de distribuições que utilizam por exemplo, Gnome ou Xfce.
Novidades Write (processador de texto)
- Novo gradient / sombra para salientar as páginas do Writer, sendo configurável nas opções (Tools->Options->Appearance->Shadows) (Sébastien Le Ray).
- Adicionado suporte de cor e estilos de linha para colunas e linhas separadoras para rodapés, como previsto no formato ODF.
- Suporte de modo de bullets e numeração para caracteres da literatura grega.
Novidades Calc (folha de cálculo)
- Redesenhada caixa de diálogo para mover/copiar folha (Edit->Sheet->Move/Copy) de modo a melhorar a sua facilidade de utilização.
- Reestruturada infraestrutura de desenho, de modo a melhorar a precisão no posicionamento e re-escalonamento dos objectos que são desenhados (por ex.: gráficos,imagens)
- Melhorado suporte para referências externas (ligação de dados de folhas de cálculos a outras folhas externas). Estas melhorias permitem corrigir um número de bugs que aconteciam em determinados cálculos de formulas.
- Preservação de Links OLE quando um Excel é importado. Anteriormente o Calc ignorava as referências OLE quando um ficheiro Excel era importado e as células que continham esses links resultavam num erro depois da importação.
Existem ainda inúmeras correcções de bugs e optimizações que melhoram a velocidade de resposta e arranque do LibreOffice. A lista de todas as novidades pode ser encontrada aqui. Até à data de escrita deste artigo o PPA do Libreoffice para Ubuntu não estava actualizado com a nova actualização . Se desejar adicionar o PPA do LibreOffice pode encontrar instruções aqui. Embora algumas das funcionalidades sejam específicas de Linux, poderá tirar partido de uma boa parte destas actualizações e correcções em Windows ou Mac OSX no seu computador pessoal ou empresa.
Experimente, e vai ver que dependendo das suas necessidades o LibreOffice pode ser um bom substituto de outras alternativas comerciais e dispendiosas.