Pplware

Lenovo lançou a sua ferramenta para remover o Superfish

A presença de software não autorizado e que escutava as ligações dos computadores Lenovo tem-se mostrado uma verdadeira dor de cabeça para esta empresa.

Se inicialmente a intenção da Lenovo não era deixar o Superfish ser explorado e conseguir de forma “legal” recolher informações sobre os hábitos dos seus utilizadores, depressa isso saiu do seu controlo e foi explorado de forma não autorizada.

Com a vontade de eliminar de forma permanente este software das suas máquinas, a Lenovo lançou agora uma aplicação dedicada a este fim.

Esta nova ferramenta está disponível para todos os utilizadores de equipamentos Lenovo que querem remover de forma definitiva o Superfish.

Surge como complemento a outras formas que foram entretanto lançadas e que se dedicam ao mesmo fim, a remoção de vez deste software que a Lenovo colocou nos seus portáteis.

Já ontem a Microsoft apresentou no seu Windows Defender uma forma de eliminar o Superfish e que muitos aproveitaram de imediato, garantindo assim que ficavam com as suas máquinas limpas e sem a presença do Superfish.

Qualquer uma destas soluções são também um complemento essencial e automático para limpeza do Superfish. Um procedimento mais técnico e que qualquer um podia usar de forma manual foi lançado pela Lenovo de imediato, assim que o Superfish foi tornado público, mas que muitos utilizadores podem ter optado por não seguir.

We are working with McAfee and Microsoft to have the Superfish software and certificate quarantined or removed using their industry-leading tools and technologies.

These actions have already started and will automatically fix the vulnerability even for users who are not currently aware of the problem.

A acompanhar a disponibilização desta nova ferramenta a Lenovo apresentou também informações adicionais e que mostram que a empresa está a trabalhar de forma intensiva na resolução deste problema e que quer que o mesmo esteja resolvido o mais depressa possível, sem que isso afecte de qualquer forma os utilizadores dos seus equipamentos.

O problema que o Superfish trouxe para a Lenovo tem estado a causar problemas graves de imagem à empresa, que está agora envolvida numa situação em que os dados dos utilizadores podem ter sido desviados por atacantes.

Este problema é de tal ordem que o CTO da Lenovo, Peter Hortensius, já veio a público admitir que a empresa fez asneira ao colocar nas suas máquinas este software.

We should have known that going in that that was the case. We just flat-out missed it on this one, and did not appreciate the problem it was going to create.

A intenção de ter presente o Superfish nas máquinas era diferente da que está agora a ser admitida e esta situação pode ter implicações graves para a Lenovo.

Esta nova ferramenta pode e deve ser usada por qualquer utilizador que tenha um dos equipamentos afectados, para que o Superfish seja removido de imediato das máquinas, de forma completamente automática.


Homepage: Superfish Uninstall

Exit mobile version