Os tempos mudam e as realidades seguem-no. Se me dissessem há 15 anos que ia passar o dia em frente a um computador a teclar e olhar para um monitor como se mais nada pudesse acontecer eu chamava-vos tolos.
A tecnologia não vai avançar assim tanto, pensava eu! Mas (in)felizmente o progresso não pára e a realidade hoje é a que temos. Seja em que área profissional temos de certeza um computador para trabalharmos. E para além do trabalho anda levamos grande parte do dia a divertirmo-nos onde? Em frente ao PC. Lemos as notícias onde? No computador.
Resumindo, passamos a dia a interagir com esta máquina que tem como forma de introdução de dados o teclado e o rato. Fazem ideia do número de teclas em que carregam durante o dia?
Pois agora podem ficar a saber, graças ao KeyCounter. E não se admirem com os resultados que vão ter.
Este pequeno software fica residente na vossa área de notificação da barra de tarefas e regista o valor do número de teclas que são pressionadas por minuto. Tão simples como isso.
Depois podem, periodicamente, verificar o ritmo a que têm teclado. E se o rato foi ou não mexido.
Podem usar este software para perceberem quais os períodos do dia em que estão mais activos em frente ao vosso PC. Mais teclas pressionadas e movimento do rato, por norma indicam períodos de maior actividade. Analisem o vosso ritmo de trabalho ou de interacção com o PC. É engraçado perceber o que fazem o dia inteiro.
E que tal usarem-no como um sistema, muito arcaico no entanto, de detecção de tentativas de acesso ao vosso PC? Não é infalível, mas se as teclas foram pressionadas ele regista!
E porque o KeyCounter permite ter histórico podem registar o vosso ritmo ao longo dos dias e verificar se efectivamente no tal dia estiveram em frente ao PC e, caso tenham estado, se estavam mesmo a trabalhar.
Basta acederem ao ícone do KEyCounter na área de notificação e escolherem a opção History. Aí dentro escolham o dia que pretendem consultar.
E para os amantes das aplicações portáteis fiquem sabendo que têm aqui mais uma! Basta colocar na Pen e podem controlar o que vão fazendo por esses PC’s fora.