Pplware

Joomla! 1.5.9 Vatani

O Joomla é um gestor de conteúdos web (ou CMS) destinado a criar sites de nível empresarial mas também para sites pessoais. É um software openSource sob licença GNU/GPL, sendo actualizado por uma comunidade de programadores organizados numa estrutura não lucrativa (Joomla.org ).

A versão actual foi lançada em 10 de Janeiro e é a nona actualização de uma série (Joomla!1.5) que já tem pouco a haver com o código inicial da série Joomla!1.0 (resultante de uma cisão com o Mambo em 2005). Igualmente disponível está a versão completa em Português de Portugal ou do Brasil (existindo ainda em outros 56 idiomas).

www.joomla.org – O site oficial Joomla

O que permite fazer? De sites genéricos a sites especializados, de portais a sites pessoais, as possibilidades são quase ilimitadas: escalabilidade e adaptabilidade. Se pretende criar um site com comunidades de utilizadores, lojas, galeria de fotografias ou vídeos, fórum, comentários, blogues, wikis, gestão de downloads, artigos por temas com envio e edição por leitores, directórios, reservas online, stands, catálogos, sistemas de ensino, helpdesk, CRM, chat, jogos, gestão de publicidade, eventos, classificados, portefólios, mailing Lists, newsletters, gestão de projectos, avaliações, inquéritos, glossários, formulários, tudo isto ao mesmo tempo ou apenas partes… o Joomla é a sua melhor escolha!

Sendo um gestor de conteúdos permite ainda seleccionar os conteúdos a exibir a cada tipo de visitante de acordo com o seu perfil ou permissões por grupos, permitindo ainda gerir comunidades de utilizadores. O mesmo software pode ser utilizado para as mais variadas utilizações.

Como é estruturado? Os artigos são organizados de duas formas: os artigos são estruturados em secções e categorias, sendo navegáveis pelos menus e apresentados em forma de tabela, lista ou blogue.

Os materiais a exibir no site (fotos, vídeos, documentos, etc) são geridos por aplicações específicas, as extensões, compostas por componentes (gestão dos conteúdos), módulos (apresentação ao público) e plugins (execução de acções especiais em artigos).

O aspecto gráfico é gerido por temas criados em PHP ligados a folhas de estilo CSS. Esses temas podem ser aplicados por secções ou por item de menu de onde se navegue, o que permite sites com aspectos visuais muito criativos.

A disposição dos conteúdos é efectuada em módulos dentro de posições definidas pelo tema, sendo possível efectuar as combinações que pretender, exibindo ou ocultado os módulos conforme a área de navegação do visitante.

http://forum.joomla.org – O Fórum oficial Joomla

Como é gerido o site? A gestão do site é efectuada online através de um link especial que dá acesso a uma área reservada a administradores e a gestores do site. Aí é possível editar ou publicar artigos ou alterar as opções das extensões e conteúdos a exibir no site.

Como utilizar? O Joomla não é uma aplicação autoinstalável mas sim uma aplicação web que corre num browser e com execução num servidor (local ou online). É independente de sistemas operativos ou plataforma. Assim é necessário utilizar um servidor para permitir a existência de um ambiente web no qual a aplicação executa as suas operações. Este servidor terá de possuir PHP para poder executar o código Joomla e uma base de dados MySQL onde ficam guardados todos os textos, estrutura do site, menus e opções adicionais. No entanto um site pode ser totalmente construído num computador local utilizando um simulador de ambiente de servidor e posteriormente colocado online.

Existem inúmeros servidores gratuitos com capacidade para utilização do Joomla, mas as soluções comerciais em servidores partilhados são as mais comuns, tendo em conta as funcionalidades acrescidas e o baixo custo.

http://extensions.joomla.org – O site onde encontra extensões para Joomla

É fácil evoluir um site no futuro? O Joomla possui uma estrutura modular que permite a criação e expansão por extensões, adicionando funcionalidades. Estas extensões podem ser instaladas ou desinstaladas em qualquer altura.

O site JED lista as extensões (mais de 4300) aprovadas oficialmente, sendo uma lista em constante crescimento e monitorização. A maioria dessas extensões são gratuitas sendo que as comerciais estão acessíveis por preços quase sempre abaixo dos 40 euros. Desde já um aviso: vai sentir-se como um miúdo numa loja de doces, pelo que se recomenda que não utilize todas as extensões interessantes ao mesmo tempo mas vá aprendendo a utilizar as mais importantes.

Onde obter apoio? Sendo um software baseado numa forte comunidade internacional pode encontrar vários sites e fóruns de apoio em português (Portugal ou Brasil) onde se destacam sites de comunidades de utilizadores. O fórum oficial possui igualmente uma secção para o idioma português. Aliás o significado da palavra Swahili “Joomla” é: “Todos Juntos” É uma solução de futuro, aberta, segura e com estabilidade fornecida por uma larga comunidade de apoio

www.joomlapt.com – O site da comunidade Portuguesa de Joomla

Quem utiliza o Joomla? Sendo um software expansível e adaptável é utilizado desde o utilizador individual à grande empresa ou instituição. Em Portugal é hoje um dos gestores de conteúdos mais representados em sites educativos, mas igualmente com boa penetração no mercado empresarial e em sites de organismos do estado.

A nível internacional é uma dos CMS mais representados na produção web, com muitos sites institucionais e empresariais.

http://www.joomlacode.org – Um site para alojamento de projectos para Joomla

Relação com outras aplicações web? O Joomla pode ser integrado com outros sistemas especializados como o WordPress, Moodle, ZenCart, Magento, osCommerce, Gallery2, Coppermine, Dokuwiki, NetOffice, Open-Realty, vBulletin, phpBB3, SMF, Craig’s List, Noah’s Classifieds, CiviCRM, SugarCRM Permite ainda a inclusão de conteúdos de outros sites de uma forma transparente, bem como relacionamento com sites de redes sociais. Os seus principais rivais dão pelo nome de Drupal, CMS Made Simple, XOOPS, SPIP, e107, TYPO3, phpNuke ou Plone.

Limitações? São poucas! Actualmente a sua limitação principal é a gestão limitada de níveis de acesso à administração. Esta funcionalidade apenas será implementada na futura série 1.6.x a sair a seguir ao verão de 2009. Outra característica menos apreciada é a impossibilidade de categorizar directamente um artigo em mais que uma categoria (embora possam ser relacionados a outros artigos com tags) e

É fácil de utilizar? Não é uma solução pronta a utilizar, mas não requer conhecimentos de programação. Um utilizador habituado a produzir um blogue em poucos dias poderá ter um site simples e funcional. Quanto mais aprender e treinar, mais evoluídos ficarão os seus sites.

http://forum.joomlapt.com – O fórum da comunidade Portuguesa de Joomla

Sites a utilizar:

Sites não oficiais em Português

http://joomlapt.wetpaint.com – Um wiki destinado aos trabalhos de gestão das traduções JoomlaPT

Ajudas para principiantes:

O que há de novo?

DESAFIO: Conseguem identificar todos os browsers representados nas imagens?

Licença: GPL Sistemas Operativos: Aplicação Web Download: Joomla! 1.5.9 inglês [6MB] Download: Pacotes de actualização Homepage: Joomla

Download: Joomla! 1.5.9 português pt-PT [5.48MB] Download: Pacotes de actualização Homepage: Joomla PT

Texto: Paulo Izidoro – http://www.joomlapt.com/

============ Artigos anteriores:

Exit mobile version