A luta entre a Apple e as equipas que tratam de disponibilizar a ferramentas de jailbreak para os iDevices é uma certeza e uma constante. Sempre que uma nova versão do iOS é disponibilizada, são necessários apenas alguns dias até que surjam soluções mais ou menos definitivas para que seja possível contornar os bloqueios da Apple e libertar os iDevices para outros voos.
A disponibilização do iOS 5.1.1 no passado dia 07 de Maio de veio lançar mais uma corrida entre as equipas de desenvolvimento destas soluções e é agora apresentada a versão definitiva do Jailbreak para esta versão do iOS, pelas mãos da equipa GreenPois0n.
A primeira versão do Jailbreak para o iOS 5.1.1 foi apresentada apenas 2 dias depois desta nova versão do iOS.
Era uma versão que demonstrava a possibilidade de jailbreak, mas tinha os problemas inerentes às primeiras versões. Não era um jailbreak definitivo e a cada reiniciar do iDevice obrigava a um novo jailbreak.
Esta nova versão contorna esses problemas e permite que o jailbreak seja definitivo nos iDevices. A ferramenta foi lançada pela equipa do GreenPois0n e é extremamente simples de usar.
De notar que esta versão do Absinthe, a 2.0, apenas consegue quebrar as protecções da versão 5.1.1 do iOS e não deve ser usada noutras versões. A ferramenta suporta os seguintes dispositivos:
- iPad (3ª geração)
- iPad 2
- iPad
- iPhone 4S
- iPhone 4
- iPhone 3GS
- iPod touch (4ª geração)
- iPod touch (3ª geração)
A utilização do Absinthe é extremamente simples e requer apenas que a lancem e que liguem o vosso iDevice ao computador. Este deve ser detectado de imediato.
Antes de executarem qualquer processo com o Absinthe devem realizar um backup ao vosso dispositivo para que se encontrarem algum problema o possam recuperar e não perderem qualquer dado.
Depois de detectado devem apenas clicar no botão de Jailbreak e o processo decorre sem qualquer necessidade de intervenção utilizador.
No final do processo, que ainda demora algum tempo, será apresentada uma mensagem de sucesso e o vosso iDevice estará com o jailbreak aplicado.
Depois deste processo vão encontrar a aplicação Cydia instalada no vosso iDevice e pronta a ser usada. Na primeira utilização do Cydia este vai preparar o filesystem do dispositivo.
Lembrem-se que devem realizar um backup ao vosso dispositivo antes de realizarem o jailbreak. Não são esperados quaisquer problemas no processo de jailbreak com esta versão do Absinthe, mas devem estar prevenidos para uma qualquer eventualidade.
A disponibilização desta versão vem permitir a muitos utilizadores a actualização para a mais recente versão do iOS. Todos os utilizadores que não a realizaram por falta de jailbreak untethered (permanente) já o podem fazer.
Mais uma vez a balança pendeu para as equipas de programadores que se dedicam a libertar os iDevices e a Apple tem o seu iOS quebrado e sem barreiras para todos os que querem instalar aplicações fora da Apple Store.
Lembramos que o processo de jailbreak pode acarretar problemas e devem fazê-lo por vossa conta e risco. O Pplware não poderá ser responsabilizado por qualquer problema que surja durante este processo.