Pplware

Já testámos o Maelstrom, o browser que funciona com torrents

Os browser são hoje a ferramenta mais importante que existe em qualquer sistema.  Nos últimos anos a evolução neste segmento tem sido essencialmente ao nível da segurança e integração de serviços mas a BitTorrent quer mudar o paradigma de comunicação, abandonando o tradicional modelo de cliente-servidor.

Para dar início a esta nova mudança, a BitTorrent lançou hoje o Maelstrom.

O protocolo BitTorrent é um dos mais eficientes e flexíveis no que se refere a download de ficheiros. Ao contrário de outros protocolos, o conceito do protocolo BitTorrent assenta no download simultâneo de partes do ficheiro, a partir de outros utilizadores que já possuam essa informação. O novo browser Maelstrom assenta nesse modelo de comunicação!

Disponibilizado hoje pela empresa BitTorrent , o Maelstrom foi desenvolvido a partir do Chrome e a ideia consiste em “sustentar” uma Internet aberta, sem a necessidade de servidores.

Quando uma “página torrent” (como é chamada) é publicada, o responsável começa a partilhar a mesma via P2P (Peer-to-Peer).  Assim que outro utilizador consultar essa página, via Maelstrom, esse utilizador além de obter a informação da mesma passa também a poder distribuí-la. Se um terceiro utilizador se ligar, poderá obter de imediato a página dos dois anteriores e passar a funcionar também como servidor, permitindo que outros obtenham a página a partir de si.

 

Na prática um utilizador com o browser Maelstrom passa a ter a possibilidade de funcionar como cliente e servidor. Por enquanto este novo browser apenas está disponível para Windows mas chegará brevemente ao MacOS. Experimentem. Nos próximo dias apresentaremos uma análise mais detalhada a este novo browser.


Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows
Download: Maelstrom [36.1 MB]
Homepage: Project-maelstrom

Exit mobile version