Confesso que nunca fui grande admirador do iTunes. Continuo a achar que algumas funções, neste player (tudo-em-um) da Apple, poderiam ser melhoradas. A flexibilidade nunca é demais neste tipo de aplicações e é precisamente alguma flexibilidade que falta a esta ferramenta.
Mas, por razões obvias, tive de me embrenhar nas obrigatórias funções para poder gerir os dispositivos Apple. Há dias instalei, ainda estava em versão beta, o iTunes 9.2, pois somente este estava preparado para o suporte do novo sistema operativo para o iPhone, conforme deixei aqui o preview.
Esta versão final, inicialmente, estaria apenas disponível no dia 21 de Junho, mas por razões que somente a Apple conhece, está já disponível para download.
Esta última versão do iTunes, a versão 9.2, permite administrar as pastas criadas para albergar as aplicações do iPhone na versão iOS4. Além dessa, que é a mais importantes função adicionada, o novo iTunes permite:
- Abrir as pastas criadas no iPhone, arrastar e retirar aplicações dessas mesmas pastas
- Alterar o nome das pastas, nome que o próprio iOS4 cria automaticamente
- Sincronizar com o iPhone 4 para podermos desfrutar de música, filmes, programas de TV, livros e muito mais do chamado “on-the-go”
- Sincronizar e ler livros através do iPhone, iPod touch no iPhone OS 4 com o iBooks 1.1
- Organizar e sincronizar documentos em PDF como se fosse um livro. Poder ler ficheiros em PDF com o iBooks 1.1 no iPad ou em qualquer iPhone ou iPod touch com o iPhone OS 4
- Organizar as nossas aplicações no iPhone OS 4, gerindo, como referido em cima, as pastas com aplicações
- Rápida cópia de segurança do iPhone ou iPod touch com o iPhone OS 4
- Melhoramentos de performance fazendo scrolling muito mais rápido (entre outras melhorias)
- Outras menores correcções
Esta versão, anteriormente apenas disponível para programadores, está já disponível no site da Apple para download. Razão para pensar que a Apple tem as operações bem oleadas e que os utilizadores já têm necessidade de mais e melhor suporte. Ficamos somente à espera do iOS 4 para iPad.