Passamos os dias a trabalhar com computadores. Levamos o rato deste lado do ecrã para o outro, teclamos desenfreadamente e queimamos os neurónios a pensar. Todos sabemos isto como verdade universal, mas já alguém viu o rasto que rato deixa num dia de trabalho?
Pois agora já vão poder ter uma ideia do que realmente acontece. Vamos usar para isso o IOGraph.
Esta pequena aplicação escrita em java, traça de forma exaustiva o caminho que o nosso rato vai percorrendo no nosso ecrã. E digo-vos, não pensei que fosse tanto.
Por ser escrito em java tem a particularidade de poder ser usado em Windows, Linux ou Mac o que lhe dá uma grande vantagem relativa aos demais concorrentes.
A melhor forma de descrever o que ele faz é compará-lo ao usarmos uma caneta de tinta permanente numa folha de papel branco. Vamos traçando um rasto e se pararmos a tinta acumula-se e forma uma circunferência. Quanto maior é a paragem maior é a circunferência.
Para iniciarem a aplicação basta que carreguem no botão de iniciar e deixem o IOGraph recolher os dados. Se pretenderem podem sempre colocar em pausa a aplicação e desta forma podem almoçar descansados sem terem de pensar se está ou não a ser registada uma grande bola no ecrã.
Caso pretendam e para demonstrar por onde andaram no nosso PC podem sempre colocar um fundo na imagem. Desta forma percebem que zonas são mais usadas.
Por forma à imagem ser mais “limpa” podem indicar à aplicação que deve ignorar as pausas do rato e podem ainda indicar que devem ser registados dados em todos os monitores ligados ao PC (se os tiverem)
A opção final e que mais me agradou foi a possibilidade de guardarem uma imagem do rasto recolhido. Basta carregarem no botão de gravação e, reparem no pormenor, o nome sugerido para a imagem é a data/hora de início e fim da recolha.
Deixo-vos aqui uma hora de rasto do meu rato (touchpad) que estive a fazer antes de iniciar a escrita deste artigo. Vejam ali do lado direito o tempo que passei a fazer scroll em páginas web. E reparem na grande bola em baixo à esquerda que teve origem numa das vezes que estive fora do PC por 10 minutos.
Se pretendem saber por onde tem andado o vosso rato esta é uma excelente aplicação. O facto de ser pequena, portátil e multi-plataforma dão-lhe um interesse e uma graça adicional. Testem e vão ficar surpreendidos com os resultados que vão obter.
Artigos relacionados: