Há quem diga que esta é a mais rápida ferramenta a desfragmentar o disco. Há quem se entusiasme e diga mesmo que é das melhores no que diz respeito à optimização dos nossos dados dentro do disco.
Já a uso há bastante e posso comprovar que tem uma boa velocidade de optimização, que confirma muito do que se diz e, acima de tudo, nos garante a saúde dos dados que estão no nosso disco.
É uma aplicação útil e cumpre o que promete. Está atenta ao nosso disco desde que a activamos e monitoriza constantemente toda as escritas e leituras.
Esta aplicação faz rapidamente uma desfragmentação à superfície do disco compilando e indexando os blocos de dados. Desta forma os dados neles contidos voltam a ter a ordenação correcta e a arrumação necessária.
Um disco devidamente desfragmentado leva muito menos tempo a responder às nossas solicitações, evita grande parte dos erros na gravação e origina um consumo energético por parte do disco muito menor, o que tem a ver directamente com a sua longevidade.
A função “Auto Defrag” está permanentemente a optimizar os dados que são escritos no disco rígido, assim como noutros discos acoplados na nossa máquina, permite logo na escrita uma organização dos dados, não interferindo na performance da máquina se esta estiver a usar mais de 40% das suas capacidades.
O Smart Defrag está agora habilitado a desfragmentar ficheiros durante o arranque das vossas máquinas graças à utilização da tecnologia Boot Time Disk Defrag. Desta forma conseguem desfragmentar ficheiros que foram considerados impossíveis ou inseguros de serem movimentados durante a utilização do Windows.
Esta é uma aplicação interessante. Após a instalação do Windows 8 foi das primeiras que instalei pois sei que este vai ser, como seria de esperar, um disco carregado de informação e é pretendido que me garanta rapidez no acesso aos dados.