Pplware

Imprima pelo Dropbox!!!

O Dropbox é o perfeito exemplo do que será o mundo Cloud Computing daqui a poucos anos. Teremos serviços infinitos, sempre ajustados às nossas necessidades e sempre com caminho para inovar. Assim tem sido o Dropbox onde até hoje foram criados serviços muito interessante e, acima de tudo, serviços úteis.

Hoje trazemos mais uma pérola. Vamos imprimir de qualquer parte do mundo para um qualquer computador, desde que  esse computador tenha uma determinada pasta criada e partilhada connosco. Interessante este conceito verdade?


O processo é simples bastando para isso executar um script. Este script irá criar uma “impressora virtual” que apontará para o spool da impressora predefinida no Windows.


Como o fazer?

Para podermos usar a  função imprimir remotamente, a partir da nossa conta do Dropbox (com o cliente instalado numa máquina), temos de fazer os seguintes passos:

  1. Antes de mais ter o Dropbox, pode instalar esta versão.
  2. Download do ficheiro zip com o script.
  3. Duplo-clique no ficheiro eprint.vbs. Verá a seguir, dentro da sua pasta Dropbox, uma outra pasta com o nome PrintQueue.


Agora a magia acontece. Sempre que colocar dentro desta pasta algum ficheiro, terá o ficheiro imprimido de imediato.

E sem mais nada a fazer, de forma simples, temos uma nova forma de estarmos num canto do mundo e podermos imprimir numa qualquer impressora através da nossa conta onde teremos este script instalado.

Fizemos vários testes com vários ficheiros (txt, doc, xls e jpg) não houve qualquer problema (tirado as imagens que estavam sem uma formatação acertada na página).

Depois de partilhar a pasta com um colega, este enviou um ficheiro e este foi de imediato imprimido. Há no entanto alguns pormenores a limar… mas isso deixo para vocês descobrirem ao experimentar esta função (mais uma) útil do Dropbox.

Esta dica é muito importante para podermos imprimir do nosso smartphone (Android OS, iOS, MeeGo) pois é uma ferramenta que partilhada apenas exige uam máquina com impressora.

Artigos relacionados

Exit mobile version