O lançamento do Windows 8 trouxe o visual metro a uma nova geração de aplicações para o novo sistema operativo da Microsoft. Muitas das aplicações que decidiram adoptar este estilo parecem bem diferentes do ambiente que até agora todos os utilizadores de Windows estavam habituados acabando por apresentar, de alguma forma, algo inovador e com um visual na grande maioria dos casos mais apelativo. Esta ferramenta é exactamente o espelho disso mesmo, o Immersive Explorer é um severo candidato à substituição do explorador do Windows mas com estilo do Windows 8 Metro. Talvez seja caso para dizer aqueles e aquelas que ainda não estão convencidos para mudar de sistema operativo: Primeiro estranha-se, depois entranha-se, já o dizia Fernando Pessoa!
Ao contrário da maioria dos exploradores de ficheiros, o inovador Immersive Explorer permite-nos concentrar no que queremos fazer com os nossos ficheiros ao invés ter de pensar como vamos fazê-lo. O programa adopta o mesmo olhar e estilo com o menu de arranque do Windows 8, tornando-se fácil de navegar através das suas pastas e icones com uma interface lisa, elegante e acessível.
O nome da aplicação vem do facto que não sermos obrigados a usar outras ferramentas para concluir tarefas diferentes. Disso mesmo é exemplo quando desejamos exibir uma imagem, filme, etc, não existindo a necessidade de usar o nosso navegador de arquivos para navegar para o arquivo e carrega-lo num programa separado. Com o Immersive Explorer podemos, por exemplo, ver a imagem directamente na janela do aplicativo.
Apesar de ainda se encontrar numa fase algo embrionária, merece alguma atenção especialmente por não ser necessário instalar absolutamente nada. Para facilitar somos contemplados com um pack de linguagem em Português. Na minha opinião pessoal penso que, caso tenham 5 minutos, devem no mínimo testar e analisar, em particular os utilizadores que ainda não tiveram qualquer contacto com o novo Windows 8.