Com muitos e diferentes serviços de mensagens disponíveis, torna-se complicado gerir essa onda de informação que recebemos. Assim, é sempre bem recebida a opção de ter uma app ou serviço que unifica estas propostas, algo que o Beeper agora se propõem fazer.
Esta proposta reúne 15 serviços, mas certamente com uma diferença grande. Promete trazer para o Android e para o Windows o acesso ao iMessage, algo que há muitos anos é pedido e nunca foi completamente conseguido.
Beeper, a união dos serviços de mensagens
As curiosidades sobre o novo serviço Beeper são muitas. Para além da promessa de trazer o iMessage para o Android e para o Windows, o seu criador é uma figura conhecida. Eric Migicovsky é o criador desta proposta e foi também um dos criadores do smartwatch Pebble.
Serviços de mensagens suportados pelo Beeper
- Facebook Messenger
- iMessage
- Android Messages (SMS)
- Telegram
- Slack
- Hangouts
- Skype
- IRC
- Matrix
- Discord
- Signal
- Rede Beeper
Com 15 serviços na sua proposta, o Beeper unifica numa única interface todas as conversas destes serviços. Além disso, está presente nos principais sistemas operativos, quer sejam móveis, com o Android e o iOS, quer no desktop, com o Windows, macOS e Linux.
New app alert: I've been working on Beeper for a while and today we're launching! It's a single app to chat on iMessage, WhatsApp, and 13 other networks. Been using it as my default chat client for the last 2 years and there is NO going back. Check it out https://t.co/vjAtnYvdhS pic.twitter.com/rJ39rPFixb
— Eric Migicovsky (@ericmigi) January 20, 2021
Acesso ao iMessage no Android é prometido
A sua grande particularidade, e interesse para muitos, está mesmo no acesso ao iMessage. Este é garantido quer nas plataformas da Apple, mas principalmente nos restantes. No primeiro caso as mensagens são encaminhadas, mas no segundo recorre a um truque inteligente.
Nos casos em que os utilizadores não tenham acesso à rede da Apple, o Beeper envia aos utilizadores um iPhone para fazer a ponte entre estas redes. Não se sabe ao certo como, mas é desta forma que o iMessage fica ligado a este serviço.
Resta saber se cumpre com o prometido
Para fornecer estas funcionalidades o Beeper não é gratuito, tendo uma mensalidade de 10 dólares. Não se sabe ao certo se este valor inclui a utilização do iPhone que é enviado. Há ainda a possibilidade de albergar localmente uma cópia do Beeper, sem custos acrescidos.
Esta é mais uma abordagem inegavelmente interessante à confusão que por vezes os serviços de mensagens se tornam. Tem a vantagem de dar acesso ao iMessage, ainda que recorra a uma solução diferente do habitual e que a Apple poderá não conseguir bloquear.