Pplware

iFlicks, a ferramenta que precisa para gerir os seus filmes no Mac

Ter e gerir uma boa colecção de filmes pode ser uma tarefa que consome muito tempo. Basta querer ter toda informação de cada filme presente para ter à sua frente umas boas horas de trabalho.

Felizmente existem ferramentas preparadas para tratar deste problema e delas a que mais se destaca é sem dúvida o iFlicks 2. Não apenas pela informação que consegue agregar, mas também porque comporta dentro de si algumas pérolas que são extremamente úteis.

O iFlicks é muito mais do que um simples organizador de filmes. Deixa essa tarefa para as aplicações dedicadas que a Apple coloca no seu sistema operativo e ocupa um espaço que está livre, mas que é extremamente importante.

Falamos de todas as informações que estes ficheiros podem e devem ter presentes, para poderem ser depois poderem ser manuseados de forma fácil.

As metatags e os metadados, informações que estão dentro dos ficheiros, neste caso de vídeo, são úteis quando existe a necessidade de catalogar e arquivar informação. E é aqui que o iFlicks 2 dá cartas e consegue ser excelente.

Depois de tratar de tudo o que tem a fazer, sempre optimizando os filmes e episódios das séries com que foi alimentado, o iFlicks tratará de conseguir importá-los para dentro do iTunes.

Não se limita a colocá-los lá dentro, mas optimiza-os e adiciona-lhe outros ficheiros em diversos idiomas ou simples legendas.

Dai em diante podem visualizá-los directamente no Mac, recorrendo ao próprio iTunes ou, o que muitos preferem, carregá-los para o iPhone ou para o iPad para os poderem ver a qualquer momento e em qualquer lugar.

É aqui que o iFlicks mostra a sua versatilidade e como é uma ferramenta completa. Algo que muitas vezes requer duas ou mais ferramentas está dentro do iFlicks de forma nativa e pronta a ser usada.

Para o poderem usar só precisam de carregar a vossa colecção de filmes, algo que muitas vezes está espalhada em várias pastas e em diversos ficheiros no vosso disco.

De imediato o iFlicks reconhece esses ficheiros e começa parte do seu trabalho silencioso, mas de importância vital para o utilizador. Falamos da recolha da informação sobre cada um dos vídeos, sejam eles filmes ou séries.

Ao consultar as mais variadas e actualizadas bases de dados da Internet, depressa consegue popular toda a informação que é necessária às metatags, desde o simples título do filme até à capa do mesmo. Claro está que consegue recolher informações sobre a sinopse, actores e outros elementos da equipa que o produziu.

Claro que o iFlicks não assume a informação que recolhe de forma directa, dando ao utilizador a possibilidade de a alterar directamente ou de escolher das várias ofertas que foram recolhidas.

São exemplos a possibilidade de escolher das várias capas do filme propostas ou os vários títulos disponíveis, em vários idiomas.

Mas como existem processos que se acabam por repetir vezes sem conta, mesmo com toda esta automatização, o iFlicks consegue ainda mais agilizar os processos.

É para isso que existem as regras que podem ser definidas e que automatizam tudo o que o utilizador quiser. Falamos de coisas simples como a mudança de localização de metadados ou algo tão complexo como a utilização de pré-definições de conversão de vídeos. Claro que abre ainda mais o leque de possibilidades ao ter integração directa com os Apple Scripts.

Bom, agora que os dados estão nos filmes e devidamente tratados, é hora de os passar para dentro do iTunes. Para isso basta… carregar num simples botão!

Todo o processo é automatizado, transparente e com garantia de qualidade, sendo inclusive capaz de convertê-los para H.264, fazendo uso dos encoders mais avançados, mantendo os padrões de alta qualidade e reduzindo o tamanho de ficheiros.

Mas atenção que o iFlicks não se limita a converter os vídeos, consegue também adicionar ficheiros de legendas ou ficheiros de áudio noutros idiomas.

A decisão de manter os ficheiros originais, antes de serem processados pelo iFlicks cabe ao utilizador, mas caso decidam eliminar, é mais um processo automatizado e sem que o utilizador consiga dar por ele.

O curioso é que nem precisam de ter o iFlicks a correr para que estes processos aconteçam. Basta que indiquem as pastas ele de monitorizar e de forma simples todos os filmes lá colocados são alimentados com os metadados e tratados, rumo ao iTunes e aos dispositivos móveis do utilizador.

Não há qualquer dúvida que o iFlicks é uma ferramenta essencial para todos os que têm colecções de filmes e de séries e que querem gerir de forma simples, rápida e automatizada.

Sim, o iFlicks é uma ferramenta paga, mas o que ele consegue poupar ao utilizador compensa bem o valor pago. São estas pequenas ferramentas maravilha que complementam os sistemas operativos e que lhes dão novas funcionalidades, principalmente libertando o utilizador de processos repetitivos e muitas vezes penosos.

Exit mobile version