Podermos desenvolver páginas e serviços web nos nossos computadores dependem sempre da possibilidade de alterarmos os registos de DNS para que apontem para a nossa máquina. É a forma mais simples de ter os sites plenamente funcionais.
Para isso temos de proceder a alterações no ficheiro de hosts do nosso Windows. Para realizarmos estas alterações de forma muito rápida e simples podemos usar aplicações como o HostsEditor.
É no ficheiro de hosts que colocamos as entradas estáticas de DNS, por forma a evitarmos que estas sejam realizadas nos servidores de DNS e assim contornarmos as respostas válidas.
Ao realizarmos estas alterações conseguimos que o sistema aponte para o endereço que especificarmos sempre que tentamos aceder a um determinado domínio.
Estas alterações podem ser feitas de forma manual, mas o recurso a ferramentas como o HostsEditor permite que estas alterações sejam realizadas de forma segura e sem possibilidade de erro.
O HostsEditor é uma ferramenta portátil e pode assim usá-la sem qualquer limitação ou configuração. Basta lançá-la e estão prontos a realizar as alterações pretendidas.
Com o HostsEditor, para além de poderem alterar as entradas que têm já criadas no ficheiro de hosts, podem criar novas entradas ou remover as que estão já presentes.
Para criar uma nova entrada basta que cliquem no botão + que está na sua interface. Devem de seguida preencher os campos relativos ao endereço IP que pretendem usar, o host que pretendem routear para o endereço específico e um comentário para que mais tarde se lembrem da razão dessa entrada.
Podem ainda definir se pretendem que seja criada uma segunda entrada para www e se pretendem que o host fique activo.
Para editarem uma entrada já criada basta que cliquem com o botão direito do rato sobre ela e no menu de contexto só têm de preencher o campo que está disponível. Se preferirem podem usar o botão específico para esse fim que está no menu da interface do HostsEditor.
Se o vosso ficheiro de hosts tiver muitas entradas podem usar a pesquisa que o HostsEditor disponibiliza. Desta forma acedem directamente às entradas que pretendem sem qualquer esforço.
Usem o HostsEditor para alterarem de forma simples e rápida as entradas que estão disponíveis no vosso ficheiro de hosts. Com uma interface simples e intuitiva, podem realizar essas tarefas sem qualquer problema.
Artigos relacionados:
- Advanced Hosts Editor – Gestão simplificada do ficheiro de Hosts
- HostsXpert – Alterar ficheiro Hosts
- WinHosts – Controle o seu ficheiro Hosts
- Dica: Troque o endereço IP por um nome