Pplware

HDDLife, conheça o estado de vida do seu disco rígido

Muitos dos leitores do PPLWARE devem concordar comigo quando afirmo que o disco rígido é um dos componentes mais importantes do nosso computador, especialmente por este armazena não apenas o sistema operativo mas também por armazenar todos os conteúdos importantes. Com o advento de software cada vez mais exigente de recursos dos nossos sistemas é normal que exista uma significativa actividade das unidades de armazenamento que são colocadas amiúde sob pressão aumentando risco de perdermos ficheiros como resultado de falha do hardware, uma ameaça sempre presente. Ora o HDDlife é uma ferramenta gratuita que pode ser usado para monitorizar o «estado de saúde» do nosso disco rígido.

Hoje em dia trocar de disco rígido financeiramente é muito acessível, a palavra ideia é BARATO, no entanto quando falamos da informação contida nos discos que se perde isso pode ser desastroso e não se poderá quantificar economicamente a nível de custos quando isso acontece. Assim, o HDDlife pode ser usado em conjunto com as próprias unidades que forneçam dados SMART onde se incluem detalhes como a velocidade operacional da unidade, quanto tempo está/esteve em funcionamento e a temperatura actual em execução.

O HDDlife pode usar todos esses detalhes e efectuar assim uma avaliação geral da «saúde» dos nossos discos. Esta ferramenta é compatível com discos IDE, Serial ATA e SCSI.

A verdade é que todos os discos rígidos podem sofrer erros, o que não significa que isso seja um problema. Questões como sectores corruptos podem ser ignorados e muitos erros podem ser corrigidos automaticamente sem termos conhecimento disso mesmo ou sequer que existiam, nestes casos o HDDlife pode servir para nos manter informados ao mais pequeno detalhe para que, caso um problema comece a aumentar com frequência, possamos saber que está na hora de pensar em investir num novo disco.

NOTA: o programa instala inicialmente como a edição Pro, mas após 15 dias de utilização, caso não compremos a versão profissional automaticamente reverte para a versão freeware. A diferença reside no facto de o modo Pro apresentar ícones da bandeja do sistema que oferecem informações sobre a temperatura e os usos dos nossos discos. Na versão freeware tudo tem de ser consultado na janela principal do programa.


Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows Vista / 7 / 8
Download: Hddlife 4.0.187 | Via KeroDonwload [6.20 MB]
Homepage: BinarySense Inc.

Exit mobile version