Pplware

Hack – Não é um ataque, é a nova alternativa ao PHP

A nova linguagem de programação do Facebook

Procurando por “Hack Facebook” no Google são muitos os resultados devolvidos que oferecem informação sobre como atacar a rede social mais popular do momento. Na verdade, Hack é uma nova linguagem de programação, criada pela equipa de programadores do Facebook, que já está em uso há mais de um ano na rede social mas que só agora foi disponibilizada à comunidade em geral.

Mas o que nos reserva esta “nova” linguagem de programação?

Segundo o anuncio oficial do Facebook, o objectivo desta nova linguagem de programação é juntar um conjunto de boas características de linguagens de programação estáticas, como é o caso do C, com as boas funcionalidades das linguagens dinâmicas, como é o caso do PHP.

No geral, uma das grandes diferenças das linguagens de programação estáticas e dinâmicas é o facto de nas estáticas o erro ser detectado durante o processo de compilação. Nas dinâmicas tal só acontece depois de executar a aplicação, não existe uma forma de detecção prévia de erros (além da pesquisa/análise manual). Assim, um dos objectivo desta linguagem de programação é ter métodos próprios para identificação de erros, aproveitando o melhor das linguagens estáticas e dinâmicas.

No anuncio pode ainda ler-se que normalmente, as linguagens dinâmicas permitem um desenvolvimento rápido mas sacrificam a habilidade de prever erros . Por outro lado as linguagens estáticas oferecem mais segurança, mas normalmente não são tão intuitivas, influenciando o tempo de desenvolvimento.

Segundo o Facebook, esta nova linguagem irá permitir desenvolvimentos mais rápidos de software, numa linguagem simples e  bem documentada.


Homepage: Hack

Exit mobile version