Após duas versões beta que pareceram um pouco “desalinhadas”, a Microsoft lançou hoje a versão final do Windows Live Essentials 2011 (conhecido como Wave 4) que se distingue pela ligação às redes sociais.
Uma das versões beta, a que testei, tinha vários problemas. Era extremamente pesada, o tempo de login em contas com muitos contactos era enorme, fora do normal, e quem o usou (com auxílio de um patch) ficou com um bug na conta do Live ID, bug esse que não permitia envio de toques, piscadelas e chamadas.
Estará a versão final melhor?
A suite Windows Live Essentials 2011 inclui novas versões do Messenger, Photo Gallery, Mail, Movie Maker, Writer, Family Safety, Live Mesh (que afinal não morreu e continua com 5GB gratuitos), Toolbar, Microsoft Office Outlook Connector, Office Live Add-in e Silverlight.
São 11 novos produtos que a Microsoft nos disponibiliza de forma completamente gratuita!
A ligação oficial da Microsoft para download da suite (neste link) à hora de escrita deste artigo não se encontrava disponível, provavelmente por razões de tráfego nos servidores. No entanto, o Pplware disponibiliza em primeira mão o instalador do Windows Live Essentials 2011!
Instalação
A instalação, como é hábito, é muito simples e intuitiva.
Assim que é iniciada, e caso esteja o Live Mesh instalado (como é o meu caso), aparece a seguinte mensagem informativa.
Pode ser escolhida instalação completa ou manual.
No meu caso, como dispenso dois dos items, usei a instalação manual.
A instalação é um pouco demorada. Aparentemente são feitas umas alterações consideráveis no sistema, até por causa da forma como o Live Mesh está integrado no sistema. Aqui, no decorrer da instalação, até o explorer.exe reiniciou. Portanto, seja paciente.
No final é necessário reiniciar.
Primeira olhadela
Messenger
De todas as aplicações, é sem dúvida a mais utilizada e provavelmente o IM mais popular do mundo.
A primeira opção a escolher, quando é iniciado, é se pretendemos usar destaques sociais ou MSN (supostamente será a homepage do MSN). A minha escolha, por razões óbvias, foi destaques sociais.
Tal como já foi possível testar nas versões beta, as generalidade das aplicações desta suite funciona totalmente em ambiente gráfico, tornado a navegação e uso mais apetecíveis e suaves. Estranhamente, a maioria dos contactos têm o nome trocado com o apelido, ou seja, primeiro o apelido e depois o nome.
Ainda não fiz login nos serviços que lá são disponibilizados (Facebook, My Space, LinkedIn) mas já é possível ver as novidades dos meus contactos na conta Live. Os contactos estão organizados num canto à direita, menos evidenciados, já que é suposto dar mais atenção aos destaques sociais.
Os contactos das redes sociais, quando em uso, aparecerão na lista de contactos em categorias identificadas. O espaço para o banner de publicidade é exageradamente grande. Com certeza, não tarda o que o senhor do A-Patch lance uma versão direccionada ao WLE2011 Final.
Quando apenas se pretendo os contactos IM, pode ser usada a vista compacta (botão no canto superior direito).
É possível mudar de estado a partir da pré-visualização na SuperBar do Windows 7.
Writer
É uma óptima ferramenta para escrever para o Pplware! Está um pouco melhorada, tanto em funcionalidades como no dicionário.
Está bem mais completo, agora com ícones nos botões. Segue a linha do Outlook mas de forma mais simples e prática, apenas com o essencial.
Movie Maker
Tem uns ligeiros retoques e melhoramentos. Agora já está preparado para o formato panorâmico com ecrã 16:9, ideal para o YouTube.
Live Mesh
O Live Mesh que foi anunciado como extinto, sendo substituído pelo Live Sync, ressuscitou! A Microsoft, inclusive, ouviu os utilizadores e, após decisão de baixar o espaço disponível para 2GB, voltou atrás e decidiu manter os 5GB gratuitos.
Galeria de Fotografias
A galeria de fotografias tem agora algumas melhorias a nível de edição, organização e reconhecimento de fotos.
Resumo das novidades do Windows Live Essentials 2011:
- Integração do Messenger com Facebook: agora permite ficar a par das novidades dos amigos nas diferentes redes e usar o chat do Facebook;
- Melhorias no Photo Gallery: é agora possível ver uma alteração antes de a aplicar. Existe um separados “Procurar”;
- Integração com Bing Maps: está agora integrada uma galeria de fotos com o Bing Maps com tags de localização, permitindo ver o mapa de onde a foto foi tirada;
- Integração com Flickr Video: é possível agora fazer upload de vídeos para a conta Flickr, permitindo assim partilhá-los mais rapidamente;
- Messenger mais rápido: o tempo necessário para entrar, actualizar contactos e canais é agora muito menor e mais rápido do que qualquer outra versão do Messenger;
- Conversação por vídeo é agora 30% mais leve em recursos do sistema, tomando uso do GPU. (processador gráfico);
- Melhorias no reconhecimento facial da galeria;
- Carregar filmes: é agora possível fazer upload de filmes de alta resolução para o SkyDrive, via Movie Maker.
- O Movie Maker suporta agora filmes com mais taxa de bits.
- O Writer tem agora um dicionário melhorado;
- Melhor integração com Office: o Writer é agora capaz de reconhecer a formatação de texto usada no Word (ou noutra aplicação do Office) ao colar texto;
- Melhor suporte para o Gmail: o Windows Live Mail traz agora as pastas de Spam e Lixo incluídas no Gmail;
- Filtro web melhorado: o filtro para a protecção de menores está agora 35% mais rápido que na versão anterior.
No netbook, com a versão beta, era completamente impraticável usar o Messenger. Agora que testei, está significativamente mais rápido mas ainda assim não tanto quanto desejável. Existe uma demora absurda, pontualmente, na abertura de uma janela de conversação de um contacto, em que demora à vontade mais de 30 segundos.
Password: www.pplware.com