As alterações que a Microsoft coloca nas interfaces dos seus softwares são por norma o standard que acaba por ser seguido. Acontece já desde as primeiras versões do Windows. Os programadores acabam por seguir essas alterações e adaptar os seus softwares para que reflictam essa nova imagem.
Por essa razão as alterações que as duas últimas versões do Office trouxeram não foram por isso excepção. E começam já a surgir softwares que replicam a interface inaugurada no Office 2010. O FluentNotepad é um dos primeiros a tomar esse rumo.
O FluentNotepad é um editor de texto portátil que tem como maior ponto de destaque a sua interface. Com uma imagem similar à que podemos encontrar no Office 2010 este simples editor de texto consegue sobressair e diferenciar-se por ter essa imagem única.
Todas as suas funções são idênticas a muitos outros softwares que podem achar pela Internet. A totalidade das alterações que podem efectuar sobre o texto estão no separador Home. É ai também que encontramos as opções referentes ao copiar e colar texto, à gravação dos documentos ou à pesquisa de texto nos documentos.
No separador Arquivo podemos encontrar todas as restantes funções do FluentNotepad. A gravação, a abertura ou a criação de novos ficheiros pode ser acedida por ai. Outras funções presentes nesse separador são a configurações, que para já se limitam à mudança de skin do FluentNotepad, ou a possibilidade de enviar à equipa que desenvolve o programa algum feedback sobre o mesmo.
Por estar ainda numa versão beta algumas das funções presentes não estão disponíveis. É no entanto esperado que em versões futuras tudo esteja plenamente funcional.
Se pretendem um editor de texto portátil e capaz de impressionar pela qualidade da interface este é de certeza um a ter em conta. Por estar com uma imagem associada à que está a ser disseminada pela Office 2010 é ainda mais uma opção a ser tida em consideração pois permite que nos habituemos a essa interface. Por outro lado este é um editor de texto capaz de impressionar os vossos amigos, e mais uma vez pela imagem que tem.