A extensa variedade de software que anda à deriva pela net é dantesca e conseguir filtrar essa informação é tarefa titânica, mas não impossível. Exemplo de um software que se destaca dos demais é o Ezvid: uma poderosa ferramenta pensada para a criação de vídeos ou apresentações de slides em vídeos com vista à partilha directa no YouTube e completamente alinhado com todos os parâmetros necessários. Mas o Ezvid não se fica por aqui…
Facilidade de uso e interacção não falta a este Ezvid, basta arrastar e largar algumas fotos para a timelime para arrancar com a criação dos nossos vídeos. Como se trata de uma aplicação flexível podemos organizá-las, as fotos, na sequência que bem desejarmos e ainda adicionar alguns poucos blocos de texto, embora estes apareçam separados das imagens e não como legendas sobre elas).
Como a uma boa imagem, neste caso um vídeo, não pode faltar uma banda sonora o Ezvid oferece-nos a possibilidade de seleccionar a música de apoio a partir de uma das muitas músicas disponíveis na própria aplicação. A ter em conta um dado muito importante: como o Ezvid se preocupa em que o nosso video final seja 101% compatível com as normas do Youtube, a banda sonora é exclusiva do programa e é livre de qualquer direito de autor.
Por outro lado, como não podia falta, podemos definir o título do filme, adicionar palavras-chave e uma categoria. Depois é só enviar os vídeos para o Youtube e já está.
A ser encarado como um extra é o facto de o Ezvid permitir a importação de vídeos em todos os formatos principais, embora estes tenham de estar prontos para usar, pois como ponto negativo não existem ferramentas de edição de vídeo externo.
Como é uma ferramenta multifunções, e uma das mais completas no seu raio de acção, podemos também converter o Ezvid em funções de captura de ecrã, criando vídeos de tudo o que se passa no nosso ambiente de trabalho, o que permite, por exemplo, criar um tutorial de um determinado programa e ou função do Windows.
Mas se chegaram até este parágrafo interessados no programa, talvez a partir de agora se filtrem mais leitores, pois não podiam ser só pontos positivos. E porquê, perguntais vós, porque o Ezvid não permite guardar os nossos vídeos obrigando a enviar tudo sempre directamente para o Youtube. Na minha opinião, sem dúvida o maior ponto negativo.
NOTA: aquando da instalação do Ezvid somos convidados a instalar uma barra de ferramentas, pelo que deverão ter em atenção se realmente necessitam ou não dessa barra que em nada contribui para o bom funcionamento do programa.