Pplware

Extensão Chrome: Gmail Checker

Continuando a rubrica “Extensão Chrome”, hoje dirijo-me a todos os “Gmail-ó-dependentes”, grupo no qual me insiro.

O Gmail possui uma excelente interface web e por essa razão acredito que a maior parte dos seus utilizadores nem utiliza nenhum software específico para o consultar. Se forem como eu, pior ainda, o separador do Gmail está sempre aberto no browser. Incondicionalmente. Mas não seria útil fechá-lo de vez em quando?

É aqui que entra o Gmail Checker, que é muito mais que um notificador para o Gmail. Além de saber o número de emails por ler, espreite também a sua caixa de entrada.

No campo das notificações de email existem duas extensões principais: Google Mail Checker e Gmail Checker.

Tive a oportunidade de testar a primeira, criada pela Google, mas não passa de um simples notificador para novos emails. Se clicar no seu ícone, é aberto de imediato um separador com a sua caixa de entrada. Não faz mais que isto.

É por esta razão que vos apresento a extensão Gmail Checker, a mais completa neste campo. O Gmail Checker além de mostrar o número de mensagens de email por ler, permite pré-visualizar a sua caixa de entrada de uma forma bastante eficiente e executar uma série de acções.

Como executar múltiplas instâncias

Se quiser monitorizar mais que uma conta Gmail, terá de executar mais que uma instância desta extensão. Para isso terá de seguir os seguintes passos:

  1. Ir à pasta de dados de utilizador (veja aqui qual é a sua) e localize a pasta com a extensão Gmail Checker (deverá chamar-se “gffjhibehnempbkeheiccaincokdjbfe”).
  2. Copie a pasta para a raiz do seu disco “C:\”.
  3. Abra o Chrome, vá ao separador das extensões e clique em “Modo de programador”.
  4. Clique em “Extensão do pacote” e em “Directório de raiz da extensão” seleccione a pasta para onde copiou a extensão (“C:\gffjhibehnempbkeheiccaincokdjbfe”), deixe o campo “Ficheiro de chave privada” em branco.
  5. O Chrome deverá ter criado um ficheiro crx ( gffjhibehnempbkeheiccaincokdjbfe.crx), colocado em “C:\”.
  6. Arraste este ficheiro para uma janela do Chrome, abrindo-o com o browser e aceite a sua instalação.
  7. Se tiver mais que 2 instâncias, renomeie a extensão copiada antes de clicar em “Extensão do pacote”.

E é tudo por hoje, bons emails e até à próxima extensão Chrome. A pouco e pouco vamos completando este browser que tem ainda tanto para dar.

Lanço-vos o desafio: toca a sugerir nos comentários as vossas extensões favoritas. Quem sabe poderão ser as próximas desta rubrica.

NOTA: Para poder instalar extensões no Chrome é necessária a versão de desenvolvimento do Chrome. Pode instalá-la aqui.

Extensões analisadas anteriormente:

Download: Gmail Checker

Exit mobile version