Pplware

Experimente: emesene2

O emesene é actualmente uma das alternativas mais utilizadas ao Windows Live Messenger para sistemas operativos GNU/Linux. Depois de um período de alguma inactividade, Mariano Guerra está de volta com muitas novidades. Se quer acompanhar de perto a evolução da nova geração deste excelente mensageiro instantâneo, saiba como neste artigo!

Com o nome de código mesinyer, o emesene2 está ainda numa fase bastante inicial. Na verdade, para já, pouco mais se pode fazer com ele do que trocar mensagens instantâneas… Mas como pode afinal experimentá-lo? É fácil! Cada modificação, cada revisão e cada nova versão do emesene2 está disponível gratuitamente num sistema conhecido por Subversion (SVN). Para utilizá-lo, abra o Terminal e digite o seguinte*:

svn co https://emesene.svn.sourceforge.net/svnroot/emesene/trunk/mesinyer emesene2

Certamente irá reparar na criação de uma nova pasta com o nome emesene2. Digite agora:

cd emesene2

Seguido de:

python emesene.py

Para lançar a aplicação. Fácil! Agora, para ir acompanhado as funções que certamente serão adicionadas ao emesene2, basta digitar no terminal svn up (dentro da pasta emesene2) e este será automaticamente actualizado. Por fim, deixo-vos um pequeno screencast deste novo mensageiro instantâneo. 😉

.

Com um aspecto mais leve, o emesene2 não conta para já com qualquer bug conhecido e bons tempos se adivinham para os mensageiros instantâneos em ambientes Linux, com a chegada do aMSN 2 e do emesene2. Fiquem ligados!

*Se o sistema não reconhecer os comandos acima, digite sudo aptitude install subversion para instalar o cliente de CVS.

Exit mobile version