Uma das questões que me fazem no âmbito da redes, é se “É possível mudar o endereço Mac da minhas placas de rede?”
A resposta é sim. Para alterar o endereço MAC de uma placa, existem muitos softwares com essa capacidade. Depois de termos apresentado aqui o Macchanger para Linux, hoje vamos conhecer o DynaMAC para Windows.
Normalmente estamos habituados a ouvir falar de endereço IP (IPv4 ou IPv6), que basicamente é um endereço lógico que as máquinas possuem quando estão ligadas a rede.
O endereço MAC (Media Access Control) é um endereço físico, constituído por 48 bits (12 dígitos hexadecimais). Existem alguma formas de representar este número, sendo que as mais vulgares são em grupos de 2 (separados por ‘:’) ou em grupos de 4 (nomenclatura normalmente usada pela Cisco, onde o números são separados por ‘.’)
00:02:1E:12:C1:A1 ou 0002.1E12.C1A1
O endereço IP funciona na camada 3 (camada de rede) no modelo OSI, enquanto o MacAddress funciona na camada 2 (camada de ligação), no modelo OSI.
Um endereço MAC é dividido em 2 partes:
- 3 primeiros octetos identificam o fabricante
- 3 últimos octetos identificam a placa propriamente dita
Não existem duas placas com o mesmo endereço MAC, sendo que essa informação é gravada na memória ROM e posteriormente copiada para a memória RAM quando a placa de rede é inicializada.
Para quem tenta aceder a redes cuja segurança é baseada no MacAddress das máquina, esta é uma forma de ultrapassar essa mesma segurança. Por isso, é vulgar dizer a segurança baseada em MacAddress introduz pouca segurança.
Como mudar o endereço MAC de uma placa de rede no Windows?
O DynaMAC é uma aplicação relativamente recente, e permite alterar temporariamente o MacAddress da nossa placa de rede. O funcionamento da aplicação é muito simples, para tal basca escolher uma placa de rede e indicar um novo Mac Address. Depois é só carregar em Set MAC.
Porque mudar o MacAddress?
A alteração do Mac Address de uma placa não é algo que devemos fazer só por fazer. Por norma, a alteração temporária do endereço físico de uma placa pode servir, por exemplo, para ultrapassar algumas restrições em redes (ex. redes wireless, se estas tiverem autenticação baseada em Mac Address) ou para efeitos de estudo/investigação de redes.