O VLC é para a maioria pouco mais do que um simples leitor de música e de vídeos. Mas quem conhece o VLC mais a fundo sabem bem das suas capacidades e de todas as funcionalidades que nos oferece.
Pode ser usado para quase tudo o que se relaciona com o áudio e com o vídeo, graças a uma estrutura muito sólida de à capacidade de aceitar plugins e outros elementos que o melhoram.
Uma das capacidades que agora foi desenvolvida e que é muito bem vinda , é a capacidade de ler vídeos das listas de reprodução do YouTube. A forma é muito simples e podem encontrá-la abaixo.
Com o VLC podem fazer coisas tão distintas como capturar vídeo ou áudio de uma fonte que esteja a emitir para a internet, emitirem um stream para que todos possam também ouvir na Internet, converter vídeos para diferentes formatos ou simplesmente automaticamente encontrar e puxar ficheiros de legendas de qualquer filme.
As suas hipóteses são muitas e de certeza que são do agrado de todos. A juntar a isto temos um player de música e de vídeo que dificilmente deixa qualquer utilizador com problemas e com um vídeo por ver.
A dica que hoje trazemos é extremamente simples de implementar e muito útil para a maioria dos utilizadores. Vão conseguir colar um link de uma playlist e ver os vídeos na interface do VLC, sem quaisquer interrupções ou sem terem de estar sujeitos a disposições do flash ou do browser.
Tudo passa pela colocação de um simples ficheiro numa directoria do VLC e com o seu reiniciar. Este ficheiros é um pequeno plugin que faz a decomposição dos vídeos que compõem cada uma das listas e coloca os vídeos para visualização.
Podem encontrar esse ficheiro aqui. Devem descarregá-lo para o vosso disco e depois colocá-lo num dos locais abaixo indicados, consoante o sistema operativo que estiverem a usar.
Este ficheiro deve ser colocado na pasta /lua/playlist/, na instalação do VLC.
- Windows (para todos os utilizadores):
%ProgramFiles%\VideoLAN\VLC\lua\playlist\
- Windows (utilizador corrente):
%APPDATA%\vlc\lua\\playlist\
- Linux (para todos os utilizadores):
/usr/share/vlc/lua/playlist/
- Linux (utilizador corrente):
~/.local/share/vlc/lua/playlist/
- Mac OS X (para todos os utilizadores):
/Applications/VLC.app/Contents/MacOS/share/lua/playlist/
Caso estas pastas não existam devem ser criadas.
Depois desta alteração devem apenas lançar novamente o VLC e aceder ao menu Media -> Abrir emissão de rede. Na janela que abrir devem colocar o endereço que retiraram do YouTbe ou que receberam com a playlist. O formato a usar é o seguinte:
De seguida só necessitam de carregar no botão Reproduzir para que a playlit comece a tocar. Vão ter no VLC acesso a cada um dos vídeos que compõem essa lista.
Como qualquer vídeo que o VLC toca, podem acelerar ou pausar a sua exibição e aplicar qualquer outra efeito que esteja disponível.
Se chamarem a lista de reprodução vão ter acesso à lista total dos vídeos que compõem essa playlist e podem assim fazer a gestão que pretenderem. podem saltar vídeos, reordená-los ou simplesmente ver o nome do mesmos.
Com esta pequena dica e com a simples adição de um ficheiro vão poder dar ainda mais funcionalidades ao vosso VLC e torná-lo um leitor ainda mais completo.
Se conhecem outras dicas para o VLC não deixem de as partilhar com os restante leitores