Hoje em dia as aplicações portáteis para Windows são mais do que convenientes especialmente tendo em conta que cada vez mais os utilizadores usam de forma regular mais do que um computador. A facilidade de ter uma aplicação portátil passa pelo simples copiar de programas para uma pen USB e fazê-los correr em qualquer lugar, sem necessidade de instalação e sem vestígios deixados para trás depois de desinstalada.
Com o Evalaze vai ser possível a qualquer utilizador criar o seu próprio software portátil com bastante facilidade, vamos conhecer?
Infelizmente ainda é comum ver muitas das nossas aplicações favoritas não possuírem uma versão portátil oficial. Contudo existem outras opções que podemos tentar como é o caso do Evalaze.
Como previamente descrito é uma ferramenta gratuita (para uso não-comercial) que converte aplicações completas num ficheiro de extensão EXE, portátil, que corre em qualquer PC com Windows XP ou superior até ao Windows 8.
O Evalaze não requer instalação e usa um assistente simples que nos ajuda a orientar através do processo de virtualização. Isto é bastante simples e envolve apenas três passos principais.
Em primeiro lugar, o programa tira uma espécie de foto instantânea do nosso sistema, incluindo ficheiros e o estado do registo.
Em segundo lugar, instalamos o programa de destino como normal e fazêmo-lo correr de forma a completar o ciclo. De seguida podemos fechar o programa sem necessidade correr qualquer função do mesmo.
E em terceiro temos de informar o Evalaze que já terminamos, pelo que ele irá tirar uma segunda “foto” instantânea ao sistema acabando por detectar quaisquer alterações efectuadas e usando toda esta informação para construir um executável portátil. Fácil não é?
Os utilizadores devem ter em conta que amiúde os pacotes portáteis podem ser maiores do que aquilo que seria de esperar.
Por exemplo, durante o nosso teste ao programa tivemos a oportunidade de analisar uma instalação que ocupava aproximadamente 12,5 MB. Após o Evalaze vimos tudo transformado num executável de 217MB. A grande vantagem esteve no facto de correr a aplicação num segundo computador com o Windows 8 e este correu às mil maravilhas: fácil, limpo e eficaz!
Entretanto os leitores devem estar alerta pois este programa na sua versão gratuita apresenta algumas limitações em particular o facto de não existir nenhuma maneira para personalizar ou editar o pacote portátil acabado, essas opções estão guardadas para a versão comercial.
Para os especialistas em Windows ou quem estiver a tentar converter uma aplicação particularmente complexa é também possível obter melhores resultados com o Cameyo por ser também mais configurável mas totalmente gratuito.
Na verdade o Evalaze é extremamente fácil de usar e ofereceu bons resultados com as aplicações testadas. Assim, para quem procura criar os seus próprios kits de aplicações portáteis esta pode ser uma excelente alternativa.