O que é um endereço IP e como “esconder esse mesmo endereço IP?
As perguntas são pertinentes e merecem uma resposta capaz de satisfazer a curiosidade dos leitores. Assim, um endereço IP é um modo numérico para identificar um computador na rede/Internet. Hoje pode-se saber muita informação somente pelo nosso IP. Por exemplo, a partir do nosso endereço IP podemos ficar a saber (normalmente e com alguma fiabilidade), por exemplo, o país da pessoa que está a visitar um determinado website.
Mas afinal porquê esconder o nosso IP? Com o advento de leis e acordos internacionais como a lei SOPA ou PIPA, as partilhas de conteúdos ou o simples frequentar de sites de partilha, e não só, pode levar a que sejamos envolvidos em bloqueios ou até mesmo processos de contra-ordenação. Ora depois de ter testado o My IP Hide, descobri que os programadores possuíam uma completa gama de soluções do género, pelo que decidi fazer um levantamento completo das ferramentas disponíveis e que nos podem ajudar não só a esconder o nosso IP como dificultar o acesso ao nosso rasto pela Internet a quem tentar seguir-nos o rasto. Vamos conhecer?
Como esconder o endereço IP
As pessoas tentam esconder o endereço IP para evitar as mais variadas proibições online e proteger a própria privacidade online. Mas como esconder o endereço IP? Antes de tentar outros métodos para esconder o nosso endereço IP, podemos tentar desligar o cabo / modem ADSL por cinco minutos. Em muitos casos, isso vai mudar o nosso endereço de IP.
Mas esse método só pode mudar o seu endereço IP ligeiramente dentro de um pequeno intervalo. E se queremos algo mais completo? Como alterar o meu endereço IP para outro de um país diferente? Aqui estão alguns métodos, via ferramentas próprias para alterar o endereço IP completamente. Por favor tenham em consideração que as ferramentas aqui apresentadas NÃO SÃO gratuitas e são todas pertença dos mesmos programadores:
My IP Hide
Existem muitos tipos de software proxy que podem ajudar-nos a mudar de IP. Entre eles já falamos do My IP Hide que suporta tanto o Windows e Mac. Esta software utiliza tecnologia de proxy reforçada juntamente com uma ligação criptografada. É muito mais rápido do que uma VPN ou um proxy SSH. Com o My IP Hide podemos, por exemplo, mudar completamente o endereço IP enquanto assistimos a um vídeo no Youtube sem problemas basta mantê-lo a correr enquanto navegamos na Internet. Se sairmos ou desactivarmos o programa passaremos a utilizar a conexão directa, ou seja, com o nosso IP de origem.
Contras: O My IP Hide só suporta navegadores. Se pretendermos que todos os nossos programas passem por uma conexão criptografada, torna-se necessário ter uma conta VPN.
HTTP Proxy
Todos os navegadores (Chrome, Firefox, IE, Opera, Safari e outros), têm suporte à opção de proxy. Quando configurarmos um proxy no navegador, o proxy vai buscar as páginas da web para o nosso navegador. Os sites consideram o IP do proxy como se fosse o nosso IP de forma a que não seja possível rastrear o nosso IP real. Assim, o procurador ajuda-nos a alterar o endereço IP.
Como usar o proxy HTTP no navegador? Podemos ajustar manualmente a opção de proxy. O Elite Proxy Switcher é uma boa ferramenta que nos permite configurar o proxy para o nosso navegador. Neste caso, a versão gratuita é mais do que suficiente.
Mas onde obter um Proxy HTTP Podemos obter alguns proxies gratuitos, por exemplo, através desta lista. Existem listas pagas e actualizadas por hora, mas a lista anterior é mais do que suficiente para a grande maioria dos utilizadores.
Contras: Os Proxies públicos nem sempre são estáveis, apresentando um períodos de «vida» curtos. Os Proxies HTTP são adequados para os utilizadores que precisam de uma grande quantidade de endereços IP mas apenas por algumas horas.
VPN
VPN é uma abreviatura para Virtual Private Network. Este protocolo usa um tipo de criptografia forte que permite assim garantir que somente os utilizadores autorizados podem aceder à rede em questão e que os dados não podem ser interceptados. É normalmente usado para conectar com segurança os escritórios de uma organização para a sua rede de sede através da Internet pública. Hoje em dia muitos fornecedores de VPN começam a abrir este serviço ao público. Do nosso lado podemos usar este serviço para mudar o IP. Neste caso, o Hide My Ass traz muitos endereços IP que podemos escolher.
Contras: Há dois problemas de VPN:
- 1) Se utilizarmos uma VPN, todos os programas vão usar essa conexão VPN. Neste caso não podemos escolher qual o programa a utilizar em VPN e aqueles que devem utilizar uma conexão directa.
- 2) Por causa da criptografia forte, a VPN é muito mais lenta do que a conexão directa.
Web Proxy
O Web Proxy é, sem margem para dúvidas, a maneira mais fácil de mudar de IP. O Web Proxy é, basicamente, um website com uma barra de URL. Basta inserir a URL do site bloqueado nessa barra e clicar no botão “Surf”. O Web Proxy irá buscar a página web desbloqueando assim qualquer eventual bloqueio com que nos tenhamos deparado.
Neste caso, o problema é que o Web Proxy não suporta todos os sites. Ele usa um plugin para suporte ao Youtube. Mas, por outro lado, não pode suportar o Hulu ou Pinterest. Outro problema é a segurança. Se utilizarmos o Web Proxy para visitar sites seguros (ex. o seu banco online ou o paypal), as nossas informações podem ser interceptadas.
Socks Proxy
Socks Proxy é semelhante ao Proxy HTTP sendo que, a diferença reside no suporte a todos os protocolos da Internet (como HTTP, FTP e Voip), enquanto Proxy HTTP suporta unicamente o HTTP. Além do mais existe um suporte generalizado e não somente o explorador de Internet. Por exemplo, existe suporte para programas como skype, thunderbird, filezilla, mIRC e qualquer programa / jogo que tem uma opção de Socks Proxy.
À semalhança do Proxy HTTP, o Socks Proxy é instável. Podemos usar o Socks Proxy Checker para testar os proxies antes de os utilizar. A versão gratuita é suficiente para mudarmos o IP.
SSH Proxy
Por último temos o SSH Proxy que em poucas palavras trata-se de uma ligação de Socks Proxy mas criptografada. A sigla SSH é a abreviatura para Secure Shell. O protocolo SSH é normalmente usado para controlar um servidor Linux através de um canal seguro. Alguns programas, como o Putty ou MyEnTunnel podem converter uma conexão SSH para o serviço de Socks Proxy criptografado. A configuração é um pouco difícil para utilizadores não avançados.
Com o SSH Proxy podemos mudar completamente de IP. Neste caso, o problema passa pela velocidade do SSH Proxy que é lenta devido à forte criptografia. Existem algumas aplicações pagas de SSH Proxy mas poderão recorrer a esta ferramenta gratuita AQUI.
Evitado será dizer que esta é apenas uma visão, um artigo de opinião. Existem muitas opções e alternativas na net, basta fazer alguma pesquisa sobre o assunto.