Por Manuel Serol para o PPLWARE
A Internet tornou-se parte do nosso quotidiano já há algum tempo sendo hoje raro as despesas com este serviço nao estarem contabilizados nas contas mensais como ir ao supermercado ou pagar a eletricidade. A sua presença é cada vez mais normal em todo o lado tendo passado rapidamente de apenas acessível nos computadores para também estar nos telemóveis, televisões, tablets entre outros gadgets.
Se nunca se questionou profundamente em relação à importância deste serviço para a sua vida, esta é uma excelente altura para o fazer pois provavelmente já significa uma grande parte do seu dia a dia tendo acesso a emails com informação detalhada, perfis de redes sociais com dados pessoais, contas bancárias, acessos a instituições do estado e privadas com informação sensível e muito mais.
Deep packet inspection é o nome dado ao acto de verificar toda a informação que é partilhada na internet e respectivas comunicações.
Sempre que um dispositivo se liga à grande rede, começa desde logo a transmitir e receber informação por meio de pequenos pacotes que depois de juntos contêm toda a informação para essa comunicação. Atualmente todos os service internet providers (ISP) em todo o mundo fazem uma analise detalhada das comunicações efectuadas através dos seus sistemas. Estas analises dependem de ISP para ISP tal como de país para país e são divididas em dois grupos.
Por um lado são analisados os dados por parte do ISP para informação e controle do mesmo no sentido de saber se estão a ser efetuadas comunicações que vão contra as normas da empresa, nomeadamente comunicações VoIP que costumam ser limitadas em velocidade sem que o utilizador final se aperceba. Por outro lado é feito controle conforme normas do país onde a ligação à internet está a ser feita e aqui as regras podem ser muito rígidas como é o caso da China e Coreia do Norte onde muitos serviços estão inclusivamente bloqueados mas Portugal não fica de fora pois apesar de ainda ser um local onde a utilização da internet é menos controlada não significa que não o seja.
Normalmente o que os países obrigam os ISPs a controlar é informação afim de combater o terrorismo, pedofilia, bloqueio de acesso a determinados sites e serviços/protocolos, tipo de downloads efetuados afim de capturar adeptos de pirataria entre muito mais.
Quando está ligado à internet está a utilizar uma série de protocolos dependendo do tipo de utilização que faz e programas que utiliza sendo que na maioria dos casos os dados são transmitidos sem qualquer encriptação ficando assim expostos também a crackers. A melhor forma de se precaver do deep packet inspection é através de ligações seguras por VPN com uma boa chave de encriptação.
Já aqui foi falado diversas vezes em VPNs, como as configurar em diversos equipamentos para aceder a locais remotos e afins mas para uma utilização normal da internet há também a possibilidade de o fazer encapsulando todos os seus dados evitando assim que estes sejam lidos pelos ISP e respetivamente controlados pelo governo do seu país garantindo alguma privacidade.
Há imensos serviços disponíveis para o efeito, desde serviços gratuitos a serviços pagos pelo que normalmente os serviços gratuitos têm limitações na velocidade de acesso e trafego tal como servidores de saída da sua ligação mas oferecem possibilidade de fazer upgrade para os pacotes pagos de forma a ficar com trafego ilimitado e muito boas velocidades de acesso sem que note que está a usar uma ligação encriptada bem como bastantes servidores à escolha espalhados por todo o mundo.
Quando efetua uma ligação VPN por um destes serviços tem que escolher um servidor de saída ou deixar que o software fornecido o faça por si, isto significa que se estiver fisicamente em Lisboa e se ligar por VPN pode escolher um servidor na Austrália e assim todas as suas comunicações são encriptadas até esse servidor pelo que o seu endereço IP visível para o mundo será da Austrália dificultando assim a possibilidade de deteção da sua pessoa e contornando o deep packet inspection do seu país.
A nível de serviços gratuitos o Security Kiss tem uma boa oferta com 300MB diários de utilização por instalação e valores bastante atrativos nos pacotes pagos. No entanto caso tenha interesse em utilizar uma ligação à internet por VPN recomendo que faça um estudo de mercado pois há muitas empresas a oferecer este tipo de serviço e poderá haver um que se adeque melhor às suas necessidades.
Esta informação visa dar a conhecer uma realidade que é bastante importante e passa despercebida à maioria dos internautas pelo que pode ser facilmente comparada a andar na rua fisicamente e haver uma entidade que a todo o segundo controle a que estabelecimentos se desloca e o que faz neles portanto não descarte a possibilidade de usar uma VPN quando está na sua vida virtual e que é bem real.