Pplware

CrashPlan 3.8.2010 – Faça Backups para o PC de Casa

Já falámos em várias aplicações que proporcionam ao utilizador serviços de segurança e backup. Estes serviços permitem guardar e, em casos de SOS, permitem restaurar a informação, para que nada seja perdido. Falámos por exemplo no Mozy ou mesmo o TeamDrive que auxiliavam o utilizador a colocar os seus dados num espaço remoto (num servidor remoto).

O CashPlan além dessa função traz outras curiosas e…


Como em todos estes serviços, começamos por criar uma conta online. Esta conta permitirá criar uma série de regras importantes para o serviço online. Como este serviço apenas é gratuito 30 dias e caso não haja intenção de “comprar” este serviço online, mesmo sendo um dos melhores, sugiro apenas que faça um périplo pelas opções.


Com a conta criada online, não iremos ficar deslumbrados pelo serviço de backup, que nos disponibilizam, porque é apenas por 30 dias trial. Sim é um serviço que apenas permite o envio das nossas cópias gratuitamente para os servidores co CashPlan por 30 dias. Paciência, a ferramenta tem outras pérolas muito mais valiosas!

Então o que tem de especial esta aplicação?


Esta aplicação, caso queiramos apenas continuar com o plano gratuito, permite que façamos cópias de segurança para, por exemplo, o nosso servidor em casa, para um computador de umamigo, ou para uma pasta na rede, por exemplo.

A parte do partilhar ou criar cópias em computadores de terceiros é importante, mas já lá vamos.

Análise de espaço de backup


Logo que tenhamos a aplicação instalada, esta analisa os nossos ficheiros para determinar o tamanho da cópias e o tempo necessário, para o backup. Desta forma, teremos a noção para onde deveremos enviar a cópia.


A aplicação permite-nos alguns bons automatismos, depois de seleccionarmos as pastas a guardar ou a partilhar, apenas temos de automatizar o processo.


Um pequeno teste feito ao serviço remoto do próprio CashPlan, quando usamos a “cloud” do sistema, podemos reparar que é rápida a entrega dos ficheiros para backup. Fiquei surpreendido!

Esta aplicação foi desenhada para estar permanentemente em sintonia com os seus dados, para isso disponibiliza ferramentas que permitem um ajuste no consumo de processador, tendo em conta se o utilizador está presente ou ausente da máquina.


[ General ] [ Backup ] [ Account ] [ Security ] [ Network ]

Esta actividade mostra o cuidado com que foram pensados os métodos de backup, sem que isso interfira de forma intrusiva com o normal desempenho do sistema, ao contrario das mais conhecidas ferramentas para backup de dados.

Tudo pode ser parametrizado, desde a cadencia de copias incrementais, até ao fluxo que se quer receber de outra máquina se estivermos a ceder espaço na nossa própria máquina.

Ferramenta social

Mas esta ferramenta não se fica por aqui. Vamos criar um cenário de rede social.

Temos na nossa máquina, por exemplo, uma pasta partilhada com o mundo, um DNS a apontar para essa pasta e para essa pasta enviamos conteúdo que queremos ver propagado no Twitter. basta para isso activar a opção de aviso via Twitter, para a nossa conta e podemos dizer aos nosso seguidores que temos conteúdo novo na pasta XPTO.


Mas além de recebermos no Twitter o aviso que o backup foi feito, também podemos configurar para que esse aviso seja feito via mail.

Segurança

Os dados podem ser enviados encriptados. Esta função é muito importante para salvaguardar a integridade dos documentos.

De facto é uma opção interessante: podemos simplesmente criar uma “cloud” mas numa máquina de um amigo, partilhando somente o que nos interessar deixar público. Isto pode mesmo possibilitar uma cadeia de locais de backup, visto podermos convidar vários amigos, ou convidar várias máquinas e estas alocarem espaço em disco… para nós.


Toda a actividade da aplicação fica registada num relatório que lhe pormenoriza as rotinas. sa informação é muito preciosa principalmente quando são dados com muita relevãncia.

Convidar amigos

Mas sem dúvida que o que me fez de certa forma dar mais atenção a esta ferramenta foi o facto de podermos dar permissão, a um amigo, para fazer cópias de segurança na nossa máquina. O potencial, numa plataforma mais fechada (uma conta numa empresa e uma conta em casa num servidor remoto) permite baixar custos em termos de salvaguarda de ficheiros importantes e permite um leque de “cross services” verdadeiramente fantásticos.


[ Overview ] [ Friends ] [ Computers ] [ Folders ] [ Online ]

Como referi em cima, podemos fazer cópias para o serviço pago do CashPlan, podemos fazer cópias para outro computador, podemos convidar amigos a fazer cópias no nosso computador (ou criar uma pasta partilhada com o amigo).

Até está bem pensado, podemos criar uma rede de partilha de ficheiros entre amigos, tendo em conta que a quota é limitada ao espaço existente. Se pretender passar um ficheiro de 2GB ou maior, é deixar a máquina ligada a passar o ficheiro para o outro lado… bem visto!


Permite ainda criar cópias para outras pastas. Tudo de forma rápida e com muita segurança. Não faltam outras características também elas fabulosas. Temos segurança na recolha dos dados, temos segurança na encriptação, temos segurança na transmissão e temos segurança quando recebemos os avisos do trabalho executado.


A aplicação arranca com o Windows e nos momentos inactivos do processador trata de verificar quais os ficheiros assinalados para backup e faz as cópias incrementais se estes tiverem sido alterados, escusando assim o constante arrasto de material sem alteração.

O texto ajuda a perceber o valor mas não faz jus ao verdadeiro valor, só testando. Se o serviço oferecesse espaço em disco gratuitamente, estaríamos com uma das mais poderosas ferramentas de backup alguma vez concebida. Não pára a imaginação dos “developers


Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows/Mac/Linux
Download [win]: CrashPlan 3.8.2010 32bits | 64bits [29.97MB]
Download [mac]: CrashPlan 3.8.2010 [12.09MB]
Download [linux]: CrashPlan 3.8.2010 [12.95MB]
Homepage: CashPlan

Exit mobile version