Pplware

Como converter um PDF digitalizado para o Word

Uma das melhores alternativas à Adobe, o Wondershare PDFelements já teve o seu espaço de análise aqui no Pplware, obtendo uma boa impressão quanto à sua funcionalidade. Muito resumidamente, ele apresenta-se como um programa com um pacote integrado muito completo de PDF que permite criar, editar, converter e até proteger ficheiros PDF entre outras funções.

Contudo, desta vez, o destaque da nova versão – motivo pelo qual merece novo artigo – passa pelo novo algoritmo de OCR que o programador incluiu podendo converter um PDF digitalizado para Word com maior facilidade e precisão.

Se é possível ser aberto, é possível ser convertido num PDF: este é um dos lemas do Wondershare PDFelements. Esta ferramenta consegue ser compatível com mais de 300 formatos, incluindo os mais populares como o Word, Excel, PowerPoint e ficheiros de imagens. É ainda possível combinar vários ficheiros de vários formatos num único documento de PDF. Qualquer documento criado pelo Wondershare PDFelement poderá ser sempre acedido por outros leitores PDF, como o Adobe Reader, Acrobat ou outros da mesma família.  

Características base

Com este programa também é possível ao utilizador converter ficheiros PDF em qualquer outro formato, quase a bater nos 100% de formatos disponíveis. As conversões quer para Word ou Excel, PowerPoint, EPUB, HTML e RTF quer para formatos de imagens como JPG, PNG, TIFF, GIF e BMP têm a grande vantagem e fiabilidade de não alterarem a formatação nem os dados. Os PDF que estão protegidos poderão ser convertidos para outros formatos e poderão reutilizar o conteúdo em PDF, facilmente.

Mas o programa permite, para além de todas estas vantagens, editar os conteúdos dos documentos PDF: adicionar imagens e textos, reorganizar as informações; de várias páginas PDF criar uma só (e vice-versa); editar e preencher formulários, entre outras funcionalidades que poderão ser exploradas aqui.

E se analisarmos os comentários dos nossos utilizadores dentro do artigo prévio, o programa prova-se a si próprio como muito útil, prático e fiável.

Mas há um detalhe, já na análise tínhamos dado ênfase especial ao plugin opcional OCR apresentado pela Wondershare, considerando-o mesmo como uma mais valia do programa: converter PDFs digitalizados para Word.  

O que é o OCR?

O OCR, por definição, é uma tecnologia que permite, depois de digitalizar um ficheiro de texto ou imagem, obter e reconhecer um ficheiro de texto com exactidão, em que é possível manter o formato e o layout original.

O ponto de excelência da tecnologia OCR é a capacidade de, para além de transformar o documento digitalizado num documento totalmente editável, onde é permitido ao utilizador efectuar pesquisas no texto, editar, inserir e até apagar texto para além de que permite alterar as formatações do texto. Ao longo do texto também é possível redimensionar e remover as imagens que existam e pode usar ainda um modelo standard para tudo o que se queira fazer.

Como converter PDFs digitalizados para o Word?

É muito simples. Primeiro só temos de abrir o arquivo PDF digitalizado directamente no PDFelement clicando no botão “Converter PDF”. Na janela pop-up, é-nos apresentada a opção de importar um grupo de PDFs digitalizados para a conversão.

De seguida basta marcar a caixa de selecção “Habilitar OCR” e escolher o texto a partir da lista drop-down formato de saída. Clique em “Converter” para iniciar o processo.

O idioma padrão do OCR é Inglês. Se quiser mudá-lo, poderá ir a “Arquivo> Opções“. Em seguida, escolha o idioma que você precisa no separador “OCR“.

Conheça o guia completo do programador aqui.

O OCR suporta ainda a conversão de texto em múltiplas línguas aumentando o número das mesmas, rondando agora as 17 línguas, como o Inglês, Francês, Italiano, Português, Alemão, Russo, Japonês, Coreano, Turco, Romeno, Grego, Russo, Croata, Búlgaro, Ucraniano, entre outras.

De forma muito fácil, os utilizadores poderão aperceber-se o quão fácil é converter PDFs digitalizados para Word e testar este excelente e preciso algoritmo. Fica a dica com mais detalhe nos links abaixo disponibilizados, incluindo um completo guia que ensina como converter de forma fácil o PDF em Word.

Exit mobile version