Os serviços de streaming online tornaram-se parte das nossas vidas. No caso específico deste artigo, referimos o Spotify que se tornou um dos serviços de música em stream mais populares e mais utilizados em todo o mundo.
Contudo, existem algumas limitações para este tipo de serviço no PC como, por exemplo, guardar as músicas para escutar em offline e utilizá-las em dispositivos que não se conectem habitualmente à Internet. Mas e se lhe disséssemos que existe uma forma de poder escolher as nossas músicas favoritas e converter do Spotify para MP3 em alta qualidade para poder escutar no iPod ou noutro dispositivo offline enquanto corremos, caminhamos ou efetuamos qualquer outra atividade?
Spotify
O serviço de streaming do Spotify dispensa apresentações. Mas como pode haver quem não conheça então começamos com uma breve descrição do mesmo.
Segundo a descrição encontrada da Wikipédia, o Spotify é um serviço de streaming de música, podcast e vídeo que foi lançado oficialmente em 7 de Outubro de 2008. É o serviço de streaming mais popular e usado do mundo.
O serviço foi desenvolvido pela startup Spotify AB em Estocolmo na Suécia e tem como objectivo fornecer conteúdo protegido de conteúdo provido de restrição de gestão de direitos digitais de editoras e empresas do setor.
Atualmente, o Spotify é um serviço freemium; com recursos básicos gratuitos mas com publicidade ou limitações no uso pleno de funções, enquanto alguns recursos adicionais, como qualidade de transmissão aprimorada e downloads de música no smartphone, são oferecidos para assinaturas pagas.
Como converter do Spotify para MP3
Esta questão levanta-se frequentemente e em especial para quem assina o pacote premium do Spotify mas necessita, por alguma razão ou outra escutar as suas músicas favoritas nalgum dispositivo que possa não ter acesso ou ao serviço Spotify ou mesmo à Internet.
Mas, se as músicas do Spotify estão protegidas por DRM, como é possível fazer para remover a proteção DRM das mesmas? Aqui entra a questão central e, ao mesmo tempo, a resposta à pergunta que colocamos no título deste parágrafo: existem várias soluções para tal mas uma solução que funcione efectivamente e que traga resultados concretos foi a nossa luta.
Testamos algumas ferramentas, é certo, mas a grande maioria sem eficácia ou com resultados nada convincentes, seja pelo tempo de conversão apresentado, seja pelos erros constantes seja pelo ficheiro MP3 final e qualidade dúbia. Ora de entre as várias soluções o Tuneskit Spotify Music Converter foi aquele que mais robustez mostrou e vamos já saber o porquê.
Começamos pela aplicação em si. Uma vez descarregada a aplicação, que existe tanto para Windows como para Mac, temos de a instalar, que acontece num ápice. A ter em conta que é obrigatório ter o software do Spotify instalado, seja no Windows seja no Mac já que o Tuneskit Spotify Music Converter está disponível nas duas versões.
Depois, não podia ser mais simples. O próprio menu, na versão Windows testada, é básico mas, sinceramente, não é necessário muito mais para o efeito pretendido.
Configurações
Não hã muito a configurar. No topo superior direito da janela do Tuneskit Spotify Music Converter basta carregar no primeiro botão mais à esquerda e escolher PREFERENCES. Uma vez clicado, acedemos a duas opções:
- GENERAL: onde basicamente escolhemos o idioma (o português não faz parte das opções) e se pretendemos ou não ativar as atualizações do software;
- CONVERT: aqui sim, podemos escolher a qualidade do MP3 final, tendo no nosso caso apenas alterado o bitrate para 320Kbps. Por recomendação do software e para garantir que o resultado final é 100% fiável marcamos ainda a caixa que diz CONVERSION SPEED. Claro que torna o software mais lento mas evita problemas na conversão da música. Como última opção existe ainda a definição de como escolher o nome da música convertida em MP3 através do ARCHIVE OUTPUT TRACKS.
A ter em conta que é também possível converter para vários formatos, do Spotify para:
- MP3
- M4A
- M4B
- AAC
- WAV
- FLAC
Ainda na janela principal do programa, ao fundo onde diz OUTPUT, podemos definir a pasta para onde pretendemos que o ficheiro MP3 final fique guardado.
Conversão para MP3
Definidas todas as ações de configuração, vamos ao principal: escolher as nossas músicas favoritas e convertê-las. Não pode ser mais fácil. Ao carregar o Tuneskit Spotify Music Converter a aplicação do Spotify também abre em plano de fundo, por isso basta ir ao Spotify nessa aplicação, escolher a nossa música favorita e arrastá-la para dentro da janela principal do Tuneskit Spotify Music Converter.
As músicas escolhidas e arrastadas ficam na janela principal a aguardar até que carregamos no botão CONVERT. A partir daqui não tem muita ciência: é aguardar e ver o resultado final a acontecer com sucesso. No caso de termos seleccionado a conversão a 1x pode ser um pouco mais lento mas a qualidade tem destas coisas…
No final, recebemos um alerta bem visível a vermelho da finalização da tarefa e das músicas convertidas, podendo abrir directamente a pasta para onde foram aguardadas as nossas conversões do Spotify para MP3:
Fizemos alguns testes, pois da informação que nos foi surgindo online sobre programas que convertem do Spotify para MP3 alguns utilizadores afirmavam que era normal os programas não conseguirem desbloquear o DRM ou mesmo descarregar as músicas a partir de outra base de dados. A verdade é que neste software em específico nada disso acontece e a TunesKit, criadora do Tuneskit Spotify Music Converter esteve muito bem na criação e execução do software desde o princípio ao fim.
O único senão que detetamos foi o facto de que a aplicação do Spotify que arranca com o Tuneskit Spotify Music Converter não ter som, isto é, parece que som do Spotify fica exclusivamente bloqueado para uso do software. Fora disso o Spotify funciona e funcionou na perfeição.
Conclusão
Robusto, simples, eficaz e cumpridor, os adjectivos não acabam porque o Tuneskit Spotify Music Converter coloca à nossa disposição tudo aquilo a que se propõe com uma relação qualidade/velocidade muito boa no que toca ao tópico deste artigo a conversão de Spotify para MP3.
Com uma vertente mais virada para os utilizadores Premium do Spotify, mas não exclusivo, os resultados fazem-nos querer voltar.
A ter em conta que este software, apesar de ser pago para usufruir da sua plenitude, oferece uma versão de testes, limitada, e deve ser utilizado com propósitos pessoais.
Este artigo tem o apoio da Tuneskit na disponibilização da informação ou equipamentos.