Pplware

Comodo IceDragon – Precisa de um browser seguro?

Existem hoje em dia muitas possibilidades de escolha no mercado dos navegadores web. Existem navegadores para todos os gostos e feitios: uns destacam-se pela velocidade, outros pela flexibilidade, outros ainda pela extensa possibilidade de personalização, enfim a oferta é mais do que muita. No meio de tudo isto a palavra segurança é aquela que, devem concordar, mais se destaca nas características comuns a todos, mas existe segurança e existe SEGURANÇA e exemplo disso é precisamente o Comodo IceDragon que nos chega através de uma empresa que se dedica a produzir uma vasta colecção de aplicações de segurança, a conhecida Comodo.

Provavalmente, muitos dos nossos leitores já ouviram falar no Comodo Dragon, um explorador personalizado e direccionado para a segurança que tem por base o motor do Chrome. Basicamente o IceDragon, que conheci aqui, é um explorador também ele personalizado e direccionado para a segurança mas baseado no motor de núcleo da Mozilla.

A verdade é que, apesar de já se encontrar na versão 13, este é o primeiro lançamento oficial do IceDragon pelo que os desenvolvimentos e melhoramentos ainda estão em fase um pouco embrionária, mas pela mão da Comodo só se pode esperar qualidade. Para os utilizadores do Mozilla Firefox esta é uma óptima opção se quiserem um navegador mais seguro do que é habitual, a começar na própria instalação. Aquando da mesma somos indagados se queremos importar do nosso explorador standart toda a informação que este possua passando pelo histórico, favoritos, cookies e até passwords:

Mas não é tudo. Na própria instalação podemos escolher se queremos uma ligação realmente segura através da alteração dos DNSs, ficando estes alterados para DNS da Comodo e que permite bloquear automaticamente tudo o que seja site malicioso,  com a vantagem adicional de ajudar a melhorar os tempos de carregamento das páginas:

ATENÇÃO: ao alterar os DNS para os da COMODO todas as aplicações ficam sujeitas a essa conexão, pelo que deverão ponderar essa possibilidade ou não.

Ao ser baseado num núcleo da Mozilla os utilizadores deste explorador não precisarão de um qualquer período de habituação, pois as semelhanças com o Firefox são bastantes, apresentando os mais variados recursos de segurança em níveis multi-camada. Além do mais, o próprio Comodo IceDragon permite a navegação em modo PRIVATE BROWSING, isto é, não será guardado qualquer histórico para a sessão que estejamos a correr enquanto tivermos activada a opção.

Este IceDragon traz embutido um inspector de sites que pode ser usado para verificar a validade de qualquer página que visitemos, algo que somente pode ser alcançado com qualquer outro navegador através da instalação de plug-ins.

Outra extensão também embutida no explorador prende-se com o facto de nos permitir partilhar as páginas que visitemos com os nossos contactos de redes sociais.

O explorador, à semelhança do referido Comodo Dragon, apresenta rasgos evidentes de uma segurança apertada que pode, no mínimo, deixar mais tranquilo aquele utilizador mais desconfiado relativamente a um site. Pessoalmente, deixei-o instalado e penso vir a utiliza-lo em situações onde não tenha clara a segurança pretendida. Quanto à dificuldade de trabalhar ou conhecer o explorador em si, à parte de umas quantas opções extra, tudo o resto é similar ao Firefox, pelo que, refiro de novo, a dificuldade de adaptação é mínima ou nenhuma.


Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows Xp / Vista / 7 / 8
Download: Comodo IceDragon 13.0.3.0 [26.73MB]
Homepage: Comodo

Exit mobile version