A evolução da tecnologia dita os nossos hábitos de consumo, é um facto. O vídeo digital surgiu nos anos 90, inicialmente em VCD e depois em DVD, este último adotado em massa já nos anos 2000. Hoje em dia são formatos obsoletos e pouco práticos de utilizar, mas não são de “deitar fora”.
Quando olha para a sua coleção de DVDs, de certeza que muitos dos títulos vêm à memória e alguns não tiveram sequer oportunidade de ser vistos. E se puder copiar esses DVDs com toda a facilidade para o seu PC ou telemóvel? Conheça duas boas alternativas: Handbrake e WinX DVD Ripper.
Ou porque já arrumou a estante de DVDs que tinha na sala, ou o leitor de DVDs avariou. Ou simplesmente considera pouco prático andar a abrir e fechar as caixas dos DVDs. Enfim, qualquer uma dessas razões pode ter ditado o fim de um investimento de vários anos, mas vale a pena repensar o futuro da sua coleção.
Atualmente o processo de copiar (ou ripar) os DVDs para o computador está facilitado. Os computadores atuais já não trazem drive ótica mas de certeza que ainda a tem no seu portátil antigo ou no desktop. Nesse sentido, existem ferramentas que nos ajudam nesse processo e que passam por cima de algumas proteções anti-cópia. Além disso, permitem ajustar o formato de acordo com o dispositivo onde vamos querer assistir ao conteúdo.
Handbrake ou WinX DVD Ripper?
Existem várias soluções disponíveis capazes de ripar DVDs e o Handbrake e o WinX DVD Ripper abrangem duas vertentes. Mas em primeiro lugar, comecemos por algo importante: a proteção anti-cópia. Este tipo de tecnologia é determinante no controlo da distribuição ilícita de um conteúdo protegido. No entanto, para uma situação de cópia de segurança, ou para permitir assistir ao conteúdo de uma forma mais prática, é um entrave.
O Handbrake, um software gratuito e open-source, é um dos softwares mais populares e robustos na sua área. Converte vídeo para os formatos MP4 e MKV e é capaz de ripar DVDs, ou seja, replicar o conteúdo do DVD num outro formato. No entanto, embora funcione muito bem, apenas é capaz de ripar DVDs sem proteção anti-cópia.
Já o WinX DVD Ripper, além de suportar muitos mais formatos de saída, é capaz de ripar facilmente DVDs protegidos.
Como utilizar o WinX DVD Ripper para ripar um DVD protegido?
Após iniciar o WinX DVD Ripper Platinum, basta clicar no botão Disc, selecionar a origem correta do DVD e premir OK.
De seguida, deve ser escolhido o formato de saída de acordo com o pretendido. Além da opção recomendada, que é “MP4 Video”, existem outras como AVI Video, iPhone / iPad, Android Phone, WMV, entre outros.
Depois podemos ver a lista de todos os “Titles” disponíveis. Se for um DVD com proteção Disney X-project DRM, além da proteção de codificação no próprio vídeo, também aparecerão 99 títulos. A maior parte corresponderá a versões incompletas do conteúdo, mas o WinX DVD Ripper deteta qual é o título principal.
Basta então selecionar o título correto, definir a pasta de destino em Destination Folder, e clicar Run.
De forma muito rápida, o WinX DVD Ripper vai ripar o conteúdo, utilizando aceleração por hardware Level-3. Ou seja, além de o Encoder e Decoder serem feitos por hardware, também é feito Processing que recorre ao GPU.
Conclusão…
O Handbrake é, certamente, uma das melhores soluções para DVDs que não tenham proteção anti-cópia. Por outro lado, o WinX DVD Ripper revelou-se um software muito robusto e simples de usar para DVDs protegidos.
Além de ser mais rápido e de permitir mais formatos de saída, tem disponíveis vários perfis. Esses perfis são adequados não só a uma utilização genérica mas também a dispositivos móveis, formatos web e outros. Também suporta conversão de vídeo a partir de uma imagem ISO ou pasta.
A versão gratuita é limitada e adequada para testar todo o funcionamento, disponível para Windows e MacOS. Para que possa utilizar a versão WinX DVD Ripper Platinum, sem restrições, pode participar no passatempo que está atualmente a decorrer.
Dê nova vida à sua coleção de DVDs, que levou tanto tempo a construir. Aproveite para colocar alguns filmes no seu telemóvel ou computador para ajudar a ocupar melhor os tempos livres. Mas lembre-se, a maior parte dos DVDs são exclusivamente para uso doméstico e estão abrangidos por direitos de autor.
O Pplware e o autor deste artigo, Hugo Cura, não se responsabilizam por uma eventual má conduta devido a instruções, inerentes ao artigo ou aos comentários, que possam resultar na utilização não autorizada de conteúdos protegidos.