Se comprou um disco novo (com maior capacidade do que o que tinha) para o PC, mas não quer instalar o sistema operativo de novo (isto para não ter de configurar tudo, instalar drivers, etc), a solução é basicamente clonar o disco original para o novo.
São várias ferramentas para esta finalidade, mas hoje apresentamos aquela que será provavelmente uma das melhores neste segmento! Vamos conhecer o Clonezilla.
O Clonezilla é uma ferramenta idêntica à popular ferramenta comercial Norton Ghost ou True Image, que permite aos utilizadores clonarem discos, partições, de modo a serem “reproduzidos” em outros sistemas.
Esta ferramenta tem a vantagem de ser Open Source e está disponível em duas versões:Clonezilla liveeClonezilla SE (server edition). O Clonezilla SE é direccionado para clones de discos em massa (cerca de 40 em simultâneo), o Clonezilla live é mais para uso doméstico.
Principais características
- Suporte para vários sistemas de ficheiros:
- ext2, ext3, ext4, reiserfs, reiser4, xfs, jfs, btrfs, f2fs e nilfs2 no GNU/Linux.
- FAT12, FAT16, FAT32, NTFS em sistemas Microsoft
- HFS+ no mac OS
- Por questões de segurança a imagem pode ser cifrada
- Suporte para clone de uma imagem para vários discos
- Suporte para MBReGPT
- Imagem pode ficar armazenada no disco local, ou num servidor remoto com acesso via SSH, SAMBA, ou num servidor com suporte para NFS ou WebDAV
- No Clonezilla SE é suportado multicast
Se precisa de clonar o seu disco rígido então experimente o Clonezilla que é uma das melhores ferramentas neste segmento. Como referimos, esta ferramenta é totalmente gratuita e tem as mais diversas funcionalidades. O Clonezilla pode ser executado via LiveCD ou através de uma PenUSB.