Tem saudades do velhinho Winamp? Não desespere, há uma versão totalmente funcional que pode ser usada através de um simples browser… não acredita?
Vamos conhecer o projeto winamp2-js!
Foi em 2013 que recebemos a triste notícia que o Winamp iria morrer… ou melhor, ia perder suporte e qualquer tipo de desenvolvimento. Desde essa altura que têm sido criados vários players e melhorados muitos outros, mas a verdade é que a simplicidade do Winamp continua a deixar saudade.
Recentemente, o programador Jordan Eldregde criou uma versão do Winamp virado para a web ao qual deu o nome de winamp2-js. Este projeto foi totalmente desenvolvido em JavaScript e oferece todas as funcionalidades da versão nativa.
Além de reprodução de ficheiros de áudio, dos mais diversos formatos, podemos mover o leitor para onde quisermos, mudar a skin, criar listas, ajustar o som ao nível da equalização, etc.
Como referido, tudo isto está disponível através de um site a que podem aceder aqui. Se procuravam pelo melhor player do mundo, então experimentem o Winamp via Web, pois assim nem precisam de instalar qualquer aplicação.
O Winamp foi originalmente desenvolvido por Justin Frankel e Dmitry Boldyrev e, rapidamente, viu o seu sucessso a aumentar, tendo em conta que a Internet dava na altura, finais da década de 90, os seus primeiros passos no que toca à grande distribuição da banda larga (ADSL e Cabo) ao grande público e consequente massificação do ficheiro MP3, que nos dias de hoje continua bastante popular. Em 1998 o WinAmp era já o software mais descarregado como complemento ao sistema operativo Windows.
O WinAmp sempre se destacou pelo suporte aos mais variados formatos multimédia e respetiva quantidade de formatos conhecidos. O seu suporte a Plug-ins e Skins tornaram-no ainda mais conhecido pela sua flexibilidade que sempre foram acompanhadas de ricos gráficos de equalização, fazendo as delícias de newbies, nerds a experts.