Uma das tecnologias que tem marcado os últimos anos da computação é a virtualização. Esta tecnologia permite-nos, de uma forma simples, ter vários sistemas operativos a correr (simultaneamente) na mesma máquina, sem qualquer tipo de alterações. Desta forma podemos ter um único sistema operativo nativo e virtualizar os sistemas operativos que pretendermos.
Um dos melhores softwares para virtualização é o VirtualBox. Hoje vamos conhecer as novidades do novíssimo VirtualBox 6.0.
Depois de vários meses em desenvolvimento, eis que foi lançado finalmente o VirtualBox 6.0. O VirtualBox é uma das ferramentas gratuitas que permite aos utilizadores todo o potencial da virtualização onde podemos construir um sistema com todas as características técnicas, mas de uma forma virtual não permanente.
Esta nova versão traz novas funcionalidades. De acordo com o changelog, a versão 6.0:
- Traz suporte implementado para exportar uma máquina virtual para a infraestrutura Oracle Cloud
- Melhorias ao nível da interface gráfica (especialmente ao nível do HiDPI)
- Novo gestor de ficheiros que simplifica a copia de ficheiros entre máquina nativa e máquina virtual
- Suporte para sistemas com o Linux kernel 4.20
- Melhorias ao nível do suporte de audio e video
- Melhor emulação da interface serial
- Melhorias no suporte a remote desktop connections
- Suporte para opções do DHCP no VirtualBox Manager
- Entre outras novidades – ver aqui.
Se é fã desta ferramenta experimente esta nova versão, pois, as novidades que apresenta valem bem a pena. Esta é uma ferramenta gratuita para virtualização de sistemas e muito completa. Esta nova versão está já disponível para Windows, Linux e macOS.